CMA realiza mais uma expedição para captura de peixes-bois

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos – CMA/ICMBio realizou, entre os dias 13 e 22 de abril, mais uma expedição para captura e marcação de peixes-bois marinhos (Trichechus manatus) nativos no litoral lesta do Ceará, município de Icapuí. A expedição faz parte do Programa de Monitoramento de Sirênios, projeto executado em parceria pelo CMA, UERN, Aquasis e FUNBIO, com o financiamento da PETROBRAS.

A expedição contou com a participação de trinta e duas pessoas, entre biólogos, veterinários, tratadores, equipe de apoio logístico e pescadores locais e objetivou realizar a recaptura dos peixes-bois marcados na expedição de 2012, bem como capturar outros peixes-bois para fixação de rádio GPS e coleta de material biológico.

A metodologia de captura foi baseada em rede de cerco lançada a partir da embarcação Sereia, fabricada especialmente para este fim. Dois barcos de apoio auxiliaram nas buscas e ofertaram suporte à atividade, transportando os equipamentos de telemetria e o material veterinário. Observadores munidos de binóculos e rádios VHF foram posicionados em locais estratégicos no alto das falésias e orientavam as equipes embarcadas sobre a localização dos peixes-bois. As constantes observações de fêmeas com filhotes chamaram a atenção da equipe e reforçam a importância da área como local de reprodução da espécie.

Após 4 dias de buscas e tentativas, a equipe realizou a captura de um peixe-boi. Tratava-se de um macho adulto de 282 cm de comprimento e aproximadamente 350 kg. O animal foi apelidado de Bio, em homenagem ao ICMBio. Foi realizada a marcação do animal com dispositivo de monitoramento satelital com tecnologia GPS e transmissão dos dados através da plataforma ARGOS. Houve coleta de material biológico, incluindo sangue, fezes, urina, tecido para análise genética e organismos incrustantes. Foi feita ainda a coleta de medidas morfométricas, análise do estado clínico e implantação de microchip para marcação individual. Após o manejo, o animal foi devolvido ao mar em segurança e gozando de perfeitas condições de saúde.

Outra expedição está agendada para o segundo semestre de 2013. A APA Costa dos Corais/AL - PE e a APA da Barra do Rio Mamanguape/PB são as possíveis áreas das próximas capturas. Estados como Piauí e Maranhão também devem ser contemplados nos próximos anos, de forma a possibilitar o aumento do conhecimento científico sobre a espécie de mamífero aquático mais ameaçada de extinção do Brasil.

peixe boi destaque

Manejo do peixe-boi “Bio”. Animal de 282 cm foi capturado, marcado com rádio GPS e devolvido ao mar em segurança.

peixe boi destaque 2

Equipe realiza buscas para captura de peixes-bois em Icapuí/CE.