CMA realiza expedição de estimativa populacional de peixes-bois marinhos

Entre os dias 4 e 28 de abril foi realizada a terceira e última etapa da expedição de sobrevoo para estimativa populacional de peixes-bois nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Esse trecho de costa é considerado recordista em encalhes de filhotes e de extrema importância para conservação da espécie, considerada criticamente ameaçada de extinção.

Os sobrevoos foram realizados em aeronave tipo bimotor, com asa alta e janela bolha (modelo aero commander). Participaram os pesquisadores Iran Normande e Patrícia Savaget, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA); Cristine Negrão e Amanda Oliveira, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis); e Iraê Terra, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN); além dos pilotos Cristiano Camejo e Lucas Terra.

IMG 7052

Imagem para colocar no site do CMA 2

Fotos: Acervo CMA/ICMBio

Foram realizadas aproximadamente 94 horas de voo, incluindo traslados e amostragens, percorrendo o litoral entre os municípios de Aquiraz (CE) e Touros (RN). Os dados coletados passarão por análises detalhadas antes que informações sejam divulgadas. Estimativas populacionais desse tipo são consideradas de alta dificuldade na região de estudo devido às condições ambientais desfavoráveis, como fortes ventos e águas turvas. O comportamento arredio da espécie, se expondo na superfície por apenas poucos segundos, e os altos custos para aluguel da aeronave adequada dificultam ainda mais a coleta dos dados e a realização de pesquisas desta natureza.

A expedição faz parte do Projeto de Monitoramento de Sirênios na Bacia Potiguar, financiado pela Petrobras em função de condicionante emitida pela Coordenação-Geral de Petróleo e Gás do Ibama, durante processo de licenciamento na Bacia Potiguar. O projeto é coordenado pelo CMA, executado tecnicamente pelo nosso centro, a Aquasis e a UERN e financeiramente pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).