Quem Somos

Sede do CNPT São Luis-MA (Foto: Arquivo CNPT/ICMBio)
SEDE NACIONAL DO CNPT EM SÃO LUÍS - MA

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT) é um dos 14 centros nacionais de pesquisa e conservação do Instituto Chico Mendes, que tem como objetivos: promover pesquisa científica em manejo e conservação de ambientes e territórios utilizados por povos e comunidades tradicionais, seus conhecimentos e modos de organização social; e estudos sobre formas de gestão dos recursos naturais, em apoio ao manejo das Unidades de Conservação federais. O Centro havia sido criado no ano de 1992 (então na estrutura  do IBAMA) e, após a criação do Instituto Chico Mendes, o CNPT passou a fazer parte de sua estrutura, sendo reestruturado em 2009 (portaria ICMBio 078/2009).

O CNPT se vincula à Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO) e conta com sua sede em São Luís/MA, e com bases em outras cidades do país, sendo elas Rio Branco/AC, Goiânia/GO e Florianópolis/SC.

No ano de 2009, o CNPT realizou sua primeira reunião de trabalho nos novos moldes do ICMBio, tendo elaborado como diretrizes que nortearão seu planejamento estratégico:

  1. Possibilitar e incentivar a participação efetiva dos povos e comunidades tradicionais em todas as fases de desenvolvimento e divulgação de pesquisas, em especial quando se tratar da possibilidade de repartição de benefícios e registro de propriedade intelectual.
  2.  Apoiar a elaboração de material orientativo sobre instrumentos de criação, gestão e manejo das unidades de conservação federais.
  3. Elaboração de estratégias de divulgação e intercâmbio entre conhecimentos científicos e tradicionais, em linguagem e estratégia adequada.
  4. Articular pesquisadores e instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e geração de conhecimento nas áreas afins do CNPT.
  5. Apoiar e estimular a criação de redes de especialistas em grupos sociais específicos, nas áreas de atuação do Centro.
  6. Estimular a criação de uma "Câmara de Saberes" nas Resex e RDS, a qual tem o objetivo principal de articular os conhecimentos locais, tradicionais e científicos.
  7. Articular ações do CNPT com outros centros nacionais de pesquisa e conservação do ICMBio.
  8. Promover a participação das entidades representativas dos povos e comunidades tradicionais nas pesquisas do CNPT.
  9. Divulgar informações relativas aos povos e comunidades tradicionais relativas a temas em discussão nos diferentes fóruns que tratam dos mesmos.
  10. Garantir a salvaguarda dos direitos de povos e comunidades tradicionais quanto aos seus conhecimentos tradicionais, práticas,inovações, entre outros.

Uma das questões primordiais do CNPT é realizar pesquisas que possam contribuir para a conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida dos povos e comunidades tradicionais. O CNPT adota uma perspectiva de trabalho socioambiental, ou seja, na premissa de que a discussão social não pode ser dissociada da discussão ambiental. Desta forma, não é possível discutir conservação da natureza sem discutir a relação entre povos e comunidades tradicionais e natureza, e sem discutir em que medida as relações sociais estabelecidas influenciam as tomadas de decisão, usos e manejo que se fazem dos recursos da biodiversidade brasileira.