UnB realiza diagnóstico rural na APA Nascentes do Rio Vermelho

Eram 16h de um sábado de feriado e um grupo de 20 pessoas escutava a estudante francesa Mariom Bosgiraud contar suas descobertas da história agrária de Mambaí, município goiano integralmente localizado na Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Vermelho. Presentes estavam gestores públicos, pesquisadores, estudantes de mestrado, representantes da comunidade, da escola e da Câmara de Vereadores.

Fruto de parceria em construção entre o Núcleo de Gestão Integrada Mambaí e o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília - CDS/UnB, a visita de uma equipe de 14 alunos da disciplina Agricultura, Conservação e Desenvolvimento Rural Sustentável na Amazônia e Cerrado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável ocorreu entre os dias 29 de maio e 2 de junho.

O objetivo foi realizar diagnóstico rural dos assentamentos São José, Cinthya Peter e a agrovila do Funil, inseridos na APA. O grupo entrevistou assentados e fez caminhadas transversais para leitura das paisagens. Com os dados coletados já analisados, produziram uma "linha do tempo" com os principais acontecimentos da história das comunidades, listaram as características da produção, traçaram o perfil dos produtores rurais e chegaram a uma melhor compreensão da relação entre o uso e ocupação do solo e o meio ambiente por tais assentamentos.

Segundo o professor do CDS Thomas Ludewigs, a visita foi uma ótima oportunidade de aprendizagem e de troca de experiências entre universidade e comunidade local, repleta de vivências que permitiram uma compreensão íntima da realidade dos assentamentos e de suas relações com políticas públicas. A estudante Daniela Fideles afirmou que este tipo de atividade de campo é riquíssima e que, além dos dados técnicos levantados, permitiu melhor conhecimento da região, da vida dos assentados e sua relação com a terra, estimulando outros colegas a continuarem seus estudos na UC.

O analista ambiental Eduardo Barroso considera este tipo de iniciativa fundamental para efetivação da gestão da unidade, ao atrair conhecimento científico e recursos humanos qualificados, além do contato positivo com as comunidades locais. Como resultado, serão produzidos relatórios sobre as descobertas das equipes, além da perspectiva de aprofundamento nos estudos realizados e expansão para os outros quatro assentamentos do município. Adicionalmente, espera-se um aumento de trabalhos de mestrado na APA Nascentes do Rio
Vermelho, visto o interesse manifesto por alguns estudantes durante a visita de campo.

Fonte: ICMBio em Foco, edição 248 - DCOM / ICMbio