Rebio União abre trilha interpretativa a pessoas com deficiência

 Parceria firmada entre Instituto Chico Mendes, Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro - SEA/RJ e Funbio permitiu a execução do projeto “Reserva Biológica União: uma área natural protegida da Mata Atlântica, acessível às pessoas com deficiência”. O projeto foi submetido pela Rebio à Câmara de Compensação Ambiental do Rio de Janeiro, que o aprovou e o financiou integralmente, destinando o montante de R$ 311.778,92 necessários à sua execução. 

Ao Funbio, parceiro da SEA/RJ na gestão dos recursos de compensação ambiental estadual, coube a execução do projeto. Para sua elaboração, inédito na região, foram efetuadas consultas à legislação específica e bibliografia técnica especializada, busca de informação junto a instituições com trabalhos voltados às pessoas com necessidades especiais, visita ao Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, além de ter contado com a valiosa colaboração de profissionais do CREA/RJ, pessoas com deficiência da região e a equipe da Rebio União, notadamente a de educadores ambientais. 
 
Segundo dados do IBGE, no ano de 2000, 14,5% da população nacional possuíam algum tipo de deficiência, seja ela física, mental ou sensorial. Entretanto, em 2010 essa porcentagem saltou para 24% da população brasileira, representando aproximadamente 46 milhões de pessoas, sugerindo que ambientes que ofereçam a oportunidade de pessoas com deficiência interagirem com a natureza merecem cada vez mais atenção. 
 
Considerando esse percentual de 24% da população com deficiência, estima-se que atualmente nos municípios onde está inserida a Rebio União – Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé –, existam cerca de 90 mil pessoas com algum tipo de deficiência e que por falta de condições adequadas de acessibilidade estão sendo privadas de experiências em ambientes naturais. Esse número exclui pessoas com mobilidade reduzida, como, por exemplo, os idosos, que muitas vezes por falta de acessibilidade também estão sendo privados.
 
Com o objetivo de incluir pessoas com deficiência da região nas atividades de educação ambiental desenvolvidas na Reserva Biológica União, foram realizadas obras que tornaram acessíveis as instalações do Centro de Vivências e a trilha interpretativa da UC, conhecida como “Trilha do Pilão”. Para divulgar o novo espaço acessível na região, incentivar a visitação e desenvolver a interpretação ambiental da trilha aos diversos tipos de deficiência, será contratado serviço de consultoria para desenvolver o projeto por um ano. O chefe da Rebio, Whitson José, acredita que, após o primeiro ano, pelo importante caráter socioambiental do projeto, novos parceiros se juntarão à UC para dar continuidade ao projeto. 
 
Além disso, a Mata Atlântica bem conservada na reserva é uma das moradas do endêmico e ameaçado mico-leão-dourado e poderá ser uma importante alternativa de visitação do público com deficiência durante a Copa do Mundo, em 2014, e os jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016, ambos na cidade do Rio de Janeiro. “A possibilidade das pessoas com deficiência caminharem por entre a exuberância da Mata Atlântica na trilha interpretativa da Rebio União permitirá que uma importante e numerosa parcela da sociedade conheça e usufrua dos benefícios proporcionados por esse importante e ameaçado bioma, possibilitando a ela adquirir também os conhecimentos, o sentido dos valores, o interesse ativo e as atitudes necessárias para proteger e conservar o meio ambiente”, ressalta Whiltson. A trilha interpretativa inclusiva da Rebio tem como objetivo também contribuir com a efetiva integração das pessoas com deficiência à sociedade.
 
Fonte: ICMBio em Foco, edição 248 - DCOM / ICMbio