Floresta Nacional Piraí do Sul na Semana do Meio Ambiente

A Floresta Nacional de Piraí do Sul, no Paraná, organizou programação especial voltada à comunidade em alusão à Semana do Meio Ambiente e em comemoração ao 9º aniversário de criação da UC, ocorrido no último dia 2. Durante as comemorações, a equipe da Flona proferiu palestra aos estudantes para, além de apresentar a UC, abordar questões sobre a importância do meio ambiente para toda a sociedade.

Também houve capacitação de professores da rede municipal de ensino, com enfoque na Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária), ecossistema no qual a unidade de conservação está inserida. Foram ainda tratados temas como a cadeia de consumo e seu impacto social e ambiental, levando os professores a refletir sobre formas de tratar o assunto com seus alunos.

A expectativa é de que a partir das informações recebidas, os docentes possam preparar melhor suas aulas, atuando como agentes multiplicadores e transmitindo os conceitos adquiridos também aos estudantes da rede municipal. Um trabalho de conscientização com a comunidade do entorno da UC alertou os moradores sobre a importância da conservação do meio ambiente a partir de atitudes simples, como a correta destina- ção do lixo.

Encerrando a programação, no sábado pela manhã, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Piraí do Sul, foi realizada uma caminhada ecológica que percorreu a estrada interna da Flona com chegada à sede da UC, onde os participantes conheceram, por meio de painéis e objetos expostos, um pouco sobre a história da área que atualmente abriga a unidade, bem como aspectos da flora e fauna da Floresta Ombrófila Mista.

Fonte: ICMBio em Foco, edição 249 - DCOM / ICMbio