Floresta Nacional de Ipanema inicia programa “Guardiões da Floresta"

No dia 5 de junho, para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a Floresta Nacional Ipanema, no interior de São Paulo, iniciou as atividades do programa “Guardiões da Floresta”. O objetivo do projeto é desenvolver a sensibilização ambiental de estudantes das comunidades do entorno e demais grupos a partir da realização de práticas ligadas à produção e ao plantio de mudas de espécies florestais nativas. 

Na inauguração do programa, 50 alunos de ensino fundamental da Escola Municipal Dona Gláucia Nogueira, localizada no interior da Flona, participaram de atividade no viveiro de espécies nativas da UC, onde tiveram noções de preparação de sementes e cultivo de mudas. Em seguida, as crianças se deslocaram até uma área da unidade necessitada de recuperação florestal, fizeram o “Juramento ao Meio Ambiente” e realizaram o plantio de mudas fornecidas pelo viveiro.
 
Cada participante recebeu o título de “Guardião da Floresta” e um kit contendo um pequeno vaso, substrato e sementes de espécies nativas para que possam cultivar suas próprias mudas. Elas poderão ser plantadas em casa, em um parque ou área verde dos municípios dos participantes, ou retornar à Flona e complementar o arboreto da UC. 
 
Essa prática busca sensibilizar os participantes sobre a importância do plantio de espécies nativas para recuperação de áreas degradadas e a necessidade da proteção de áreas florestadas. O programa pretende atender principalmente as escolas dos municípios de Araçoiaba da Serra, Iperó, Capela do Alto e Sorocaba, mas qualquer escola que quiser participar poderá se inscrever.
 
Fonte: ICMBio em Foco, edição 249 - DCOM / ICMbio