Parque Nacional da Chapada Diamantina promove encontro com jovens

 Para estimular o protagonismo juvenil na gestão do patrimônio natural da região, foi realizado, entre os dias 12 e 14 deste mês, o primeiro encontro do projeto “Verde Perto na Chapada Diamantina”, na comunidade do Guiné, município de Mucugê (BA).

Iniciativa do ICMBio, o projeto prevê a realização de dez encontros com jovens entre 14 e 21 anos que residem no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Inicialmente serão contempladas as comunidades do Guiné e do Pau Ferrado, essa última em Ibicoara.
 
Em cada encontro, que tem duração de três dias, há um tema central que direciona as discussões e demais atividades, sempre acompanhado de uma oficina de arte-educação. Os temas e as oficinas foram previamente definidos pelos próprios jovens do Guiné e do Pau Ferrado em conversas e reuniões ocorridas em fevereiro, como primeiro estímulo ao exercício de seu protagonismo.
 
No Guiné, cerca de 45 jovens assistiram à palestras e vídeos, saíram a campo e participaram de oficina de desenho com uma artista plástica, cujo tema foi “O contexto da questão ambiental contemporânea no mundo e no Brasil e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação”.
 
Em julho, esse mesmo módulo será levado à comunidade do Pau Ferrado e, em agosto, o segundo encontro de jovens ocorrerá nas duas comunidades com o tema “História do Parque Nacional da Chapada Diamantina”, abordado em mesa-redonda, debates, saída de campo e oficina de teatro.
 
O “Verde Perto na Chapada Diamantina” tem tido o importante apoio das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente de Ibicoara e Mucugê, além da Associação Bicho do Mato e das associações de moradores do Pau Ferrado e Guiné.
 
O projeto, como estímulo ao protagonismo juvenil, faz parte de uma iniciativa da Coordenação de Educação Ambiental do ICMBio para qualificar jovens comunitários a assumirem seu papel na gestão participativa de UCs federais e já vem sendo desenvolvido no estado do Amazonas nas reservas extrativistas do Baixo Juruá, Médio Juruá, Rio Jutaí e Rio Unini, na Flona Tefé e no Parna Jaú. Fora do Amazonas, além do Parna Chapada Diamantina, há previsão do “Verde Perto” se iniciar também na Resex Marinha de Soure, no Pará.
 
Fonte: ICMBio em Foco, edição 251 - DCOM / ICMbio