II Semana de Oficinas Ambientais da APA Guapimirim e ESEC Guanabara

Fonte: Portal SOS Mata Atlântica

Alinhando conhecimento e conservação ambiental, foi realizada a II Semana de Oficinas Ambientais da APA Guapimirim e da ESEC Guanabara no período de 15 a 19 de julho. Com turmas de manhã e à tarde, passaram pela sede dessas unidades de conservação (UCs) mais de 200 pessoas, de crianças a pessoas da melhor idade.

Mesmo sendo moradores dos municípios da região, a maioria delas estava vindo pela primeira vez ao espaço. No início de cada turma era feita uma breve apresentação sobre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio – que é o órgão federal responsável pela administração dessas áreas, e sobre a importância dessas unidades de conservação. Já aí se ouviam comentários como "Caramba, eu não tinha ideia de que tinha tudo isso no município!", ou "Eu também quero trabalhar pelo meio ambiente!".

Mais ainda que na primeira edição do evento, este ano a Semana de Oficinas foi amplamente organizada por voluntários sob coordenação da equipe do ICMBio. Os palestrantes também participaram de forma voluntária, o que aumentou o sentimento de "ajuda ao próximo" durante todo o evento.

De forma bastante interativa e dinâmica, os temas das oficinas foram: Comunicação: redação e vídeo; Hortas domésticas; Artesanato de objetos decorativos com materiais reutilizáveis; Primeiros socorros; Oficina de teatro.

As oficinas de comunicação e vídeo foram ministradas pelo jornalista Francisco Pontes, o biólogo Dione Storck e o comunicador Felipe Raibolt, da Agência de Comunicação do Mosaico Central Fluminense. Os participantes tiveram uma aula prática de como é feito uma boa reportagem, inclusive com edição de vídeos. A capacitação foi tão interessante que despertou em alguns participantes a vontade de colocar o aprendizado em prática. Surgiu assim, o núcleo de comunicação da APA Guapimirim / ESEC Guanabara, formado por quatro voluntários. Este texto, inclusive, é o primeiro produto!

Na oficina de hortas domésticas, conduzido pelos agrônomos Maurício Monteiro e Edison Rodrigues, da Emater-RIO / Magé, foi falado da importância das hortaliças na nossa alimentação, ação das vitaminas, como cozinhar para reter ao máximo o valor nutritivo. Foram mencionados problemas sobre aplicação de agrotóxico para o solo, as plantas e as pessoas, e das vantagens dos alimentos produzidos em casa em relação àqueles do mercado. Foram passadas técnicas e datas certas de plantio, colheita e manejo. Os participantes colocaram então as mãos na enxada e na terra para fazer uma boa horta, com plantio de sementes variadas. Os participantes levaram sementes para casa, para completar a vontade de construírem uma horta em casa.

A oficina de artesanato tratou, primeiramente, do problema do uso de recursos naturais e da geração de resíduos sólidos, sendo importante repensar nossas práticas e reduzir o consumo. Então, a artesã Patrícia da Luz mostrou como é possível usar a criatividade e gerar renda com embalagens tipo tetrapak, garrafas pet, latas de conservas etc. Cada participante fez então um vaso a partir de caixas de leite. Como é gratificante poder escutar de uma criança de nove anos: "na rua, eu não vou mais jogar lixo na lixeira. Eu vou levar para casa para usar de novo, e quando não der, vou juntar para minha mãe levar ao posto de coleta de recicláveis".

No treinamento em primeiros socorros, que foi conduzido pelo sub-tenente Rocha, do Corpo de Bombeiros, explicou-se que em geral o cidadão comum reage erroneamente diante de uma situação de emergência, e que todos são responsáveis para ajudar. Foi reforçado como as ações nos primeiros minutos após um acidente são importantes para amenizar lesões e até salvar vidas. Durante as explicações, foram sendo demonstradas com os participantes algumas manobras importantes, e ao final foram feitas práticas de salvamento com os participantes.

No último dia das oficinas, onze jovens do Grupo All Star contou como surgiu esse grupo teatral formado por adolescentes de uma escola estadual da região. Eles então apresentaram algumas técnicas de representação, principalmente para trabalhar a timidez e o improviso. Criou-se logo um clima descontraído, e os participantes foram se entregando aos exercícios. Além dos aprendizados para o público, foram marcantes os depoimentos de alguns dos jovens do grupo de teatro, dizendo que têm muitos problemas em casa e que não são reconhecidos pelos pais para essa atividade. Essa foi a primeira vez que eles estavam ministrando uma oficina e o certificado seria muito importante para eles mostrarem em casa que estão desenvolvendo um bom trabalho.

O evento contou com apoio da SOS Mata Atlântica para o lanche nos intervalos, e das prefeituras de Itaboraí e Guapimirim, que cederam um ônibus em um dos dias para trazer os interessados dos seus municípios.

O saldo da Semana foi extremamente positivo com aprendizados pessoais para todos os participantes. Alguns gostaram tanto que já surgiram voluntários para organizar a terceira edição do evento em 2014!

Texto de Ediberth de Melo, Josefa da Conceição, José Luis Batista, Carlos Alberto da Silva e Juliana Cristina Fukuda APA de Guapimirim / ESEC da Guanabara