Coordenação de Educação Ambiental lança documentário

TEXTO: Sérgio Lelis e Karina Dino

A comunicação é parte essencial do processo educativo e dentre as diversas formas de se comunicar, o formato audiovisual é, sem dúvida, uma das formas mais democráticas e criativas, podendo estimular maior acesso à informação e reflexão crítica sobre os mais diferentes temas.

Com base nesta premissa, a Coordenação de Educação Ambiental (COEDU) do ICMBio criou o canal educachico em rede social e passou a produzir vídeos e filmes com temas em evidência sobre educação e gestão ambiental, formando o acervo audiovisual brasileiro mais completo da internet voltado à educação ambiental.

Neste contexto, a COEDU lança o documentário "Reserva Extrativista do Médio Juruá", um filme de Sérgio Lelis, com roteiro de Rosi Batista, chefe da RESEX do Médio Juruá e já disponível no canal educachico. O filme abrange as conquistas sociais da unidade de conservação, os avanços em questões de gênero e juventude, o sucesso da gestão socioambiental, sua história e a produção extrativista de produtos como o açaí, a andiroba, o látex e o manejo do pirarucu.

O Documentário possui dimensões sociológicas, antropológicas e históricas, com grande valor para ser usado em reuniões comunitárias e salas de aula, no fomento de discussões e estudos. E já sendo utilizado, por exemplo, por gestores em reuniões de conselhos de unidades de conservação, em congressos, simpósios e mesas redondas.

Têm destaque no documentário o histórico de criação da RESEX, a organização das mulheres e o Projeto Jovens Protagonistas, uma iniciativa com foco no fortalecimento comunitário da unidade. O filme também conta com um valioso depoimento do patriarca da comunidade São Raimundo, Joaquim Cunha, pai do Manoel Cunha, ex-presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas - CNS.

O documentário está disponível em http://youtu.be/P2Wnq-NlDYI, podendo ser divulgado e usado livremente, sem necessidade de qualquer autorização, para atividades educacionais.