Oficina de educação ambiental prepara gestores da Rede de Conservação dos Campos de Cima da Serra

O segundo módulo da Oficina de Educação Ambiental para o Fortalecimento da Rede de Conservação dos Campos de Cima da Serra - RCCCS, financiado com recursos da Coordenação de Educação Ambiental - Coedu, aconteceu entre os dias 20 e 22 de agosto na sede do Parque Estadual do Tainhas, com sede em Jaquirana (RS). O objetivo do evento foi preparar os gestores das unidades para desenvolver processos educativos fundamentados numa concepção de educação ambiental crítica, transformadora e emancipatória no seu contato com as populações residentes no território, as quais interagem com as diversas UCs da região.

Equipe orientada por Laci Santin, da Resex Pirajubaé, trabalhou no aprofundamento prático do II Curso de Formação em Educação Ambiental na Gestão Pública da Biodiversidade. Integraram a equipe Lúcio Santos, do Parna Aparados da Serra; Selma Ribeiro, da APA Serra da Mantiqueira; Maristela Resendes, do Parna Serra da Bocaina; e Ketulyn Füster, da Esec Aratinga, ligada à Sema/RS. O Parque Estadual do Tainhas ofereceu sua infraestrutura, com alojamento, refeitório e auditório improvisados, aos 24 participantes. Já a parceira Sema/RS foi fundamental tanto na logística quanto na parte pedagógica. A Rede de Conservação dos Campos de Cima da Serra é uma iniciativa de gestores das unidades de conservação federais, estaduais e municipais da região, com o objetivo de integrar ações de conservação da biodiversidade daquele território, no nordeste do Rio Grande do Sul.

A palestra da professora Lúcia Anello sobre educação ambiental e processos educativos prendeu a atenção dos presentes e incentivou a reflexão. Outro momento interessante foi a apresentação das experiências da Emater, do Centro de Tecnologias Alternativas e Populares e da ONG Igré – essa última com o documento "A Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra (RS e SC): Popularizando o conhecimento". Nelas os educandos puderam identificar as diversas práticas de EA, construindo seus próprios conceitos. A mesa-redonda foi mediada pelo professor Rodrigo Cambará Printes, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Durante o segundo módulo, algumas falas dos participantes foram gratificantes: "Antes eu tinha aversão a educação ambiental. Depois do primeiro módulo do curso saí com outra visão, observei que o trabalho que estava desenvolvendo na UC se tratava de educação ambiental e essa nova visão me estimulou a escrever um projeto". Outro marco foi ao final do segundo módulo, quando uma das participantes agradeceu a um dos organizadores a oportunidade e a insistência em fazê-la participar do curso.

Devido à sensibilização e interesse dos participantes, foram definidas atividades para a continuidade do processo de fortalecimento da RCCCS – um encontro em dezembro no mesmo Parque Estadual do Tainhas para avaliação e acompanhamento de ações na área de educação ambiental, com a presença de parceiros e sujeitos da ação; criação de um grupo no Facebook para o fortalecimento da rede; e realização de uma confraria dos Campos de Cima da Serra e agregados, grupo informal de integração, com objetivos lúdicos, para desfrutar da natureza conservada na região.

Fonte: ICMBio em Foco, edição 263 - DCOM / ICMbio