Professores do Vale do Jari serão capacitados em projetos ambientais

Vale do Jari

Por intermédio do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e da Estação Ecológica do Jari, o Instituto Chico Mendes realiza em conjunto com a Universidade Federal do Amapá - Unifap, o módulo de capacitação do Curso de Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais - CPPTA. O evento ocorre no Vale do Jari, contemplando os municípios de Laranjal Jari e Vitória do Jari, no Amapá, e Monte Dourado, no Pará.

Apoiado pelo WWF-Brasil e Programa Áreas Protegidas da Amazônia - Arpa, o CPPTA se volta ao aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais da comunidade dos municípios que envolvem o Vale do Jari, utilizando as unidades de conservação como centro de referência em educação ambiental. 

O curso representa um conjunto de ações que visa estimular nas escolas o desenvolvimento de projetos que tenham como foco os problemas das comunidades onde estão inseridas. As escolas convidadas a participar dessa iniciativa estão situadas em locais estratégicos para gestão de UCs. Com o fortalecimento das escolas como espaços de discussão sobre a qualidade de vida das comunidades, ampliam-se os canais de diálogo entre a sociedade e as equipes gestoras dessas UCs.

O foco não é somente a comunidade escolar. O CPPTA é uma estratégia para auxiliar no despertar de uma relação de pertencimento entre as comunidades e as áreas protegidas. Tem o objetivo de confrontar o discurso de que esses espaços são obstáculos ao desenvolvimento regional. Esse momento de nivelamento de conceitos, entendimentos sobre a realidade vivenciada pelas comunidades e práticas didático-pedagógicas foi marcado pela apresentação de meios que podem estimular maior participação das pessoas na identificação dos principais problemas socioambientais que as afligem e busca coletiva de alternativas.

O Curso de Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais do Vale do Jari trabalhará diretamente com cerca de 20 professores da rede pública de ensino, além de técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação. A integração vista no CPPTA foi além do compartilhamento de recursos humanos e financeiros, representou uma comunhão de idéias sobre como tratar a gestão das unidades dentro de uma abordagem mais ampla de gestão territorial. A realização do curso de capacitação também conta com apoio técnico de colaboradores do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá, da Secretaria Estadual de Educação, das secretarias municipais de Educação de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Monte Dourado e da Fundação Jari.

 

Fonte: ICMBio em Foco, edição 264 - DCOM / ICMbio