BAIXO SÃO FRANCISCO RECEBE CURSO DE ESPELEOTURISMO

 Brasília (05/02/2014) - Tem início nesta segunda-feira (10) o Módulo I do Curso de Capacitação em Espeleoturismo na região do Baixo São Francisco. Sua realização faz parte das ações do Plano de Ação Nacional ( PAN) Cavernas do São Francisco, diante da existência de cavidades naturais subterrâneas com visitação e da baixa qualidade na experiência turística em cavernas situadas nas três áreas cársticas prioritárias do plano de ação.

Condutores de espeleoturismo da região de abrangência do PAN estão sendo capacitados em temas relacionados a meio ambiente, cultura, espeleologia, condução turística, segurança e primeiros socorros e gestão do turismo sustentável. No Baixo São Francisco, os três módulos do curso serão realizados no município de Laranjeiras (SE), em fevereiro, março e abril.

O mesmo curso já foi realizado na região do Alto São Francisco, em setembro de 2013, e teve 32 participantes. O próximo, com local a ser definido, será realizado no estado da Bahia para guias e condutores que atuam na região do Médio São Francisco. Com isso, será concluída uma das ações do PAN Cavernas do São Francisco, que visa a implementação de estratégias para formação de pessoal diretamente envolvido com o tema espeleologia, para gestão, estudo e uso sustentável.

Fruto de iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav/ICMBio), o curso tem apoio financeiro do Fundo Brasileiro de Conservação (Funbio) e na região do Baixo São Francisco está sendo concretizado em parceria com Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe, Prefeitura Municipal de Laranjeiras, Grupo de Espeleologia Centro da Terra, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Governo do Estado de Alagoas, Sebrae/AL, Programa de Arranjos Produtivos Locais, Arranjo Produtivo Local, Turismo Caminhos do São Francisco e Prefeitura Municipal de Campo Formoso.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280