MMA divulga o Relatório do Encontro de Educadores em novembro de 2014

Roberto Zanin

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O encontro realizado de 19 a 21/11/2014 em Brasília reuniu mais de uma centena de educadores e profissionais ligados à educação ambiental e Corporativa do MMA, SBF, IBAMA, ICMBio, ANA, GIZ e AGU.

Como objetivos específicos o encontro buscou: contribuir para o fortalecimento da Educação Ambiental, Educação Corporativa e demais processos formativos, sob uma perspectiva participativa e crítica, bem como definir estratégias de sua institucionalização no âmbito interno e externo; identificar as contribuições da Educação Ambiental para a elaboração do Projeto Político Pedagógico do MMA e vinculadas (PPP); identificar e alinhar princípios, práticas e linhas pedagógicas que contribuam para que a EA seja transversal nas políticas públicas; subsidiar o PPP com bases nos princípios e diretrizes da PNEA e fortalecer a CISEA como espaço de sinergia e interlocução da ação educativa, no âmbito do MMA e entidades vinculadas.

Sobre o papel da educação corporativa frente aos desafios para formação e capacitação dos órgãos do SISNAMA, José Quintas, apresentou questões chave como: quem é o sujeito do processo formativo, qual a capacitação necessária para cumprir as atribuições e como estabelecer diálogo pedagógico entre Educação Ambiental e Educação Corporativa. Fez menção à incorporação da dimensão ambiental na formação, especialização e atualização de profissionais de todas as áreas. Concluiu enfatizando que o gestor deve ter a capacidade de construção dos processos e o sujeito da ação educativa devem ser os gestores administrativos e gestores ambientais.

Nilo Diniz, do Departamento de Educação Ambiental do MMA, fez uma reflexão sobre os desafios e avanços enfatizando que, pelo acúmulo histórico, temos condições de vencer desafios que estão postos e precisamos somar com os diferentes. Sugeriu novos encontros com maior quantidade de pessoas bem como de diferentes representações e de ver a EaD como um alcance de diversidade e escala.

Marcos Sorrentino trouxe reflexões sobre a CONAE (Conferência Nacional de Educação 2014), sobre a necessidade de se pensar políticas públicas continuadas e a convergência de objetivos para a construção de um programa de EA.

As instituições presentes elaboraram uma série de propostas de encaminhamentos que foram apresentados à plenária para discussão e aprovação, resultando em uma lista das propostas consolidadas, que estão relacionadas no Relatório do encontro e, dentre as quais, está o fortalecimento da Educação Ambiental no ICMBio.

Ao final do encontro foi apresentada e aprovada uma Moção, destinada à Ministra de Estado do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e ao Presidente do IBAMA, Volney Zanardi Junior, que faz uma reiteração da reivindicação da reinstitucionalização da educação ambiental no âmbito do IBAMA, por meio da criação de uma Coordenação Geral de Educação Ambiental e dos 27 Núcleos de Educação Ambiental nas Superintendências Estaduais.

Coordenação de Educação Ambiental –ICMBio

(61) 2028-9269

 

Veja aqui o Relatório