Publicado o Panorama da Biodiversidade Global 4 - ( GBO-4 )

A preparação da quarta edição do Panorama da Biodiversidade Global (Global Biodiversity Outlook, GBO-4)1 começou em 2010 após a décima reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica. Como em edições anteriores do relatório, o GBO-4 é um produto dos processos que se desenvolvem no âmbito da convenção. As Partes da Convenção, outros governos e organizações observadoras ajudaram a moldar o panorama durante várias reuniões, e também por meio de seus comentários e contribuições a rascunhos anteriores do GBO-4.

O GBO-4 foi preparado pelo Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica com o apoio do Grupo de Orientação do GBO-4 e o Bureau SBSTTA, em estreita colaboração com numerosas organizações parceiras e representantes de governos, organizações não-governamentais e redes científicas que dedicaram generosamente seu tempo, energia e experiência à preparação do GBO-4. O GBO-4 é, portanto, um produto dos esforços coletivos desta comunidade.

O GBO-4 tem como base um relatório técnico, publicado como CBD Technical Series 78, que contém informações a respeito das descobertas e metodologias técnicas e científicas empregadas na elaboração do GBO-4. Este relatório técnico foi preparado por um consórcio de parceiros liderado por DIVERSITAS, UNEP-WCMC, PBL-Netherlands, the University of British Colombia Fisheries, Centre Faculty of Science, Lisbon and the German Centre for Integrative Biodiversity Research (iDIV).

A avaliação no GBO-4 também tem como base dados e análises oferecidos pela Parceria Indicadores de Biodiversidade (Biodiversity Indicators Partnership – BIP), uma rede de organizações que se reuniram para oferecer informação mais atualizada possível sobre biodiversidade para acompanhar o progresso rumo às Metas de Aichi.

1 Fonte: Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (2014)Panorama da Biodiversidade Global 4. Montréal, 155 páginas.

Veja aqui o GBO-4