JUVENTUDE EXTRATIVISTA DA AMAZÔNIA FAZ ENCONTRO EM BRASÍLIA

 O Encontro de Formação de Política em Saúde, com recorte para a organização social, políticas públicas para juventude e produtiva extrativista, contou com a participação de 24 mulheres e 27 homens, da diretoria nacional e regional do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, sociedade civil organizada e representantes do governo federal.

Célia Pereira, coordenadora substituta da Coordenação de Educação Ambiental - COEDU do ICMBio, esteve presente no encontro. Karina Dino, coordenadora de Educação Ambiental disse que " É muito bom ver os jovens extrativistas se articulando e representando as demandas de suas comunidades. Muitos destes jovens foram ou estão sendo formados em nossos processos de Educação Ambiental, tanto pela COEDU como pelas Unidades de Conservação do ICMBio..."

Huefeson Facão, uma das lideranças jovens do encontro e aluno do Curso de Educação Ambiental do ICMBio, disse: " Esse encontro foi um grande passo e uma grande conquista da juventude extrativistas onde pudemos discutir, junto com os e as representantes do governo ali presentes, as dificuldades que enfrentamos nas nossas unidades de uso coletivo e propor soluções para essas dificuldades enfrentadas. Vale destacar também que pudemos junto com a diretoria executiva do CNS contribuir na construção das pautas do III Chamado da Floresta que nesse ano terá como tema a Juventude. Todos esses processos mostram que a juventude está se emancipando, questionando e correndo atrás da melhoria da qualidade de vida para suas comunidades que antes estava sem voz e sem visibilidade. "

Ao final do encontro, foi elaborada a Carta da Juventude ao III Chamado da Floresta, que apresenta para a Comissão do Chamado, uma pauta de reivindicações aprovadas pela plenária.

O III Chamado das Florestas é uma promoção do Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS, e será realizado, nos dias 28 e 29 de outubro de 2015, na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, município de Santarém, Estado do Pará. O Chamado é um espaço que objetiva debater e propor políticas públicas para o desenvolvimento sustentável para quem vive nas florestas da Amazônia.

  

Veja aqui a CARTA DA JUVETUDE EXTRATIVISTA AO III CHAMADO DA FLORESTA