SEMINÁRIO DISCUTE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Seminariopesquisa2015-500x549

Elmano Augusto

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Brasília (02/09/2015) – "Conservação e sociedade". Esse é o tema do VII Seminário de Pesquisa e VII Encontro de Iniciação Científica que serão promovidos entre os dias 15 e 17 de setembro, no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília. A entrada é aberta ao público.

 "A escolha do tema se deve à necessidade de aumentar o diálogo com a sociedade, buscando maior alinhamento das iniciativas conduzidas pelo Instituto com as expectativas sociais", afirma Ana Elisa de Faria Bacellar, coordenadora de Apoio à Pesquisa do ICMBio e uma das organizadoras do evento.

 Nesta edição, serão apresentados 84 resumos de pesquisa em manejo e conservação da biodiversidade e gestão socioambiental, sendo 50 produzidos por servidores do ICMBio e 34 por alunos do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), em parceria com instituições de todo o país.

 Entre as pesquisas, seis abordam a recuperação ecológica do cerrado brasileiro, como "Semeadura direta de ervas, arbustos e árvores para restauração do cerrado", estudo desenvolvido por pesquisadores da UnB, Embrapa e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga (Cecat), do ICMBio. (Clique aqui para ver a lista dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica).

 Abertura

 A abertura do evento será às 9h do dia 15 de setembro e contará com a presença do presidente do ICMBio, Claudio Maretti, e representantes de instituições parceiras. Em seguida, serão iniciados os trabalhos, que ocorrerão nos dois expedientes (de manhã e à tarde) durante os três dias. (Confira aqui a programação completa).

 Além da apresentação dos resumos das pesquisas, haverá palestras com pesquisadores e especialistas de instituições de renome no Brasil e exterior. Entre eles, estão Robert Buschbacher, da Universidade da Flórida; Ane Alencar, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam); Carlos Eduardo Grelle, do Instituto de Biologia da UFRJ; Helder Queiroz, do Instituto Mamirauá (AM); Guilherme Dutra, da Conservação Internacional; Márcia Chame, da Fundação Oswaldo Cruz (RJ); e Mônica Nogueira, do Centro de Desenvolvimento Sustentável, da Universidade de Brasília (UnB).

 Oportunidade

 O evento, segundo Ana Elisa, é uma boa oportunidade para a troca de experiências entre os profissionais e estudantes residentes em Brasília que atuam na área de conservação, manejo e gestão socioambiental.

 É, também, uma chance para os servidores envolvidos com pesquisa participarem de debates sobre estratégias de melhoria do conhecimento direcionado à conservação da biodiversidade e ao respeito à diversidade sociocultural do país.

 Para os demais servidores do ICMBio e o público em geral, morador de Brasília, ainda segundo a coordenadora, o seminário funciona como um espaço aberto para discutir o entrosamento entre a pesquisa e a gestão da biodiversidade.

 Participação

 De acordo com os números das edições anteriores, a média de público no seminário é de cem pessoas. São, geralmente, professores e estudantes universitários, gestores e servidores de órgãos ambientais federais.

 Este ano, no entanto, a organização espera uma maior participação de instituições do DF – Secretaria de Meio Ambiente, Ibram e ONGs – e federais – Ministério do Meio Ambiente, ANA, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ibama, CNPq, UnB, Embrapa, entre outras.

 E conta também com a presença de membros da comunidade científica, representantes de grupos ambientalistas e pessoas interessadas em biologia da conservação, temas socioambientais, manejo de unidades de conservação e pesquisa com espécies ameaçadas.

 

Serviço

O quê: VII Seminário de Pesquisa e VII Encontro de Iniciação Científica do ICMBio

Quando: dias 15 a 17 de setembro, de manhã e à tarde

 Onde: auditório do ICMBio em Brasília (Setor Sudoeste, Entrequadra 103/104, Centro Administrativo, Bloco C, Subsolo)

 Importante: participação aberta a todos(as) os(as) interessados(as)

 

Para mais informações clique aqui.

 

Palestrantes

 Alex Bager – Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas – Universidade Federal de Lavras

 Ane Alencar – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – Ipam

 Carlos Eduardo Grelle – Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

 Carlos Frederico Loureiro – Laboratório de Investigação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro

 Clara Bentes Grilo – Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas – Universidade Federal de Lavras

 Edvan Ferreira Feitosa – Instituto Mamirauá

 Fabiana Prado – Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas

 Guilherme Dutra – Conservação Internacional do Brasil – CI-Brasil

 Helder Lima de Queiroz – Instituto Mamirauá

 Marcelo Antônio Amaro Pinheiro – Campus Experimental de São Vicente - Universidade Estadual Paulista

 Márcia Chame – Fundação Oswaldo Cruz

 Mônica Nogueira – Centro de Desenvolvimento Sustentável – Universidade de Brasília

 Robert Buschbacher – Universidade da Flórida

 Roberto Sforza – Centro Tamar/ICMBio

 Tatiana Pongiluppi – BirdLife/SAVE Brasil

 

Comunicação ICMBio

 (61) 2028-9280