RESEX do Médio Juruá realiza Oficina de Fotos e Audiovisuais.

O projeto "Jovens Protagonistas", realizado pela primeira vez em 2011, em Unidades de Conservação da Amazônia, foi implementado justamente para alcançar esse público, que possui grande potencial de participação e capacidade de transformar as realidades das Unidades de Conservação onde vivem. O trabalho, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, busca diagnosticar e fomentar o surgimento de novas lideranças jovens em áreas protegidas federais e seus entornos. Para isso, desenvolve ações de fortalecimento comunitário e leva conhecimentos sobre conservação, monitoramento de biodiversidade e educação ambiental aos participantes.

A oficina, viabilizada pela Coordenação Geral de Gestão Socioambiental e a Coordenação de Educação Ambiental, segundo a gestora da RESEX do Médio Juruá, Rosi Batista "era uma projeto de longa data, que se tornou realidade" e contou com o apoio de muitos parceiros tais como o DEMUC/SEMA do Estado do Amazonas, o Instituto IEPÉ e o Instituto Coca-Cola.

Durante a Oficina, foi feita uma apresentação do trabalho em andamento para o Conselho da RDS Uacari, do Estado do Amazonas, que teve jovens contemplados e apoiou a realização dos trabalhos.

A oficina teve como facilitadores a Analista Ambiental/ Documentarista; Cassandra Oliveira e o Analista Ambiental/Fotógrafo; Roberto Zanin. Ambos desenvolveram conteúdos téoricos e sobretudo práticos da produção de imagens e sons, sendo que ao final a oficina gerou um portifólio de fotos em grupo e individual, e um documentário de produção coletiva dos participantes, VEJA O DOCUMENTÁRIO AQUI.

Cassandra ressaltou : " Construímos juntos uma "Oficina de produção coletiva de conteúdos fotográficos e audiovisuais" que nos fez olhar de forma mais atenta para a realidade que nos cerca (e que nos compõe) e pensar em como representá-la. Foi uma experiência muito rica para todos nós e que reflete o importante trabalho que tem sido feito na gestão das unidades de conservação em estimular o protagonismo jovem, para criarmos formas mais coerentes e responsáveis de fazermos parte das decisões que moldam o nosso mundo "

Roberto Zanin destacou o comprometimento e empenho dos jovens durante a oficina e "a necessidade de propiciar ações como estas, para que os jovens sejam motivados e comprometan-se cada vez mais com os destinos das comunidades e das Unidades de Conservação a que pertencem".