Flona de Tefé é a primeira UC a elaborar Projeto Político Pedagógico

Pela primeira vez no Brasil uma unidade de conservação federal elaborou Projeto Político Pedagógico (PPP) próprio voltado ao desenvolvimento de capacidades para melhor implementação da gestão territorial e da biodiversidade. O ineditismo é da Floresta Nacional (Flona) de Tefé, da Coordenação de Educação Ambiental do ICMBio (COEDU/CGSAM/DISAT) e do Departamento de Educação Ambiental do MMA (DEA/SAIC/MMA) que aprovou o documento na última reunião de seu Conselho Consultivo.

"O documento orienta como devem ser feitas as ações de educação formal e não formal na Flona e consiste em três eixos: situacional (diagnóstico da região), conceitual (referências e diretrizes) e operacional (planejamento para sua execução). Sua elaboração foi resultado de oficinas participativas com lideranças comunitárias e instituições locais, realizadas de março a junho. Essa ação é uma estratégia da Coordenação de Educação Ambiental do ICMBio em articulação com o Departamento de Educação do MMA e contou com apoio dessas duas instâncias de Educação Ambiental do Governo Federal."

Para Francisco Falcão, presidente da Associação de Produtores Agroextrativistas da Flona de Tefé e Entorno (Apafe), "o documento ficou bom e condiz com a realidade da unidade de conservação", no entanto, ele "espera que a Flona tenha mais apoio financeiro para de fato o planejamento ser executado, trazendo melhoria de vida para as comunidades ribeirinhas".

DIVULGAÇÃO DE PUBLICAÇÕES

Ainda na reunião do conselho, a equipe do Núcleo de Estudo Geografia e Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NEGA-UFRGS) apresentou três livros com temas relacionados à Flona de Tefé, que foram elaborados com recursos de um edital do CNPq para popularização da ciência.

O primeiro apresenta uma sistematização do conhecimento relativo à Flona de Tefé a partir de quatro temas: história, natureza, trabalho e modo de viver. ( Veja o Livro AQUI ) . Já a segunda publicação é uma história criada para as crianças das comunidades, chamado "Boyrá e o Menino". No livro, o peixe-boi Boyrá e o menino deparam-se com a retirada ilegal de madeira da floresta e organizam-se para mostrar aos serradores uma outra forma de olhar a floresta, buscando sua conservação.

O terceiro livro é destinado aos professores das escolas da UC e apresenta 50 propostas de atividades pedagógicas que poderão ser desenvolvidas com os dois livros anteriores. São proposições que valorizam o lugar onde vivem os estudantes e seu modo de vida.

Buscando a plena utilização destes materiais nas escolas das comunidades, o grupo NEGA também apresentou uma proposta de formação para professores que atuam na Flona. A sugestão contribuirá com o efetivo uso dos materiais produzidos para a melhoria da educação básica nas escolas e, deste modo, colocará o plano de ação do PPP em execução.

"Temos planejamento definido, material para uso nas escolas e a possibilidade de dar continuidade e fortalecer parcerias com diversas instituições. O desafio agora é a execução do PPP, principalmente no que tange a captação de recursos financeiros", comenta Rafael Rossato, analista ambiental da Flona de Tefé.