ICMBio discute diretrizes para ações de Educação Ambiental

As orientações para as ações de educação ambiental em unidades de conservação (UCs) e centros de pesquisa foram discutidas durante a "Oficina para Definição de Diretrizes e Orientações Metodológicas para Educação Ambiental no ICMBio". O evento, organizado pela Coordenação de Educação Ambiental (Coedu/Disat), foi realizado entre os dias 21 e 24 de junho, em Brasília.
O objetivo foi definir de forma participativa as diretrizes institucionais e orientações metodológicas para planejamento e implementação de ações de educação ambiental em UCs federais e centros de pesquisa e conservação.
Além disso, buscou-se aportar contribuições para implementação de processos de educação ambiental voltados à gestão do fogo, gestão participativa, produção sustentável, ao monitoramento participativo da biodiversidade e ao envolvimento da juventude nas unidades.
Segundo Karina Dino, coordenadora de Educação Ambiental, os objetivos da ofi cina foram plenamente atingidos. "Definimos encaminhamentos para elaboração de publicações e normativas para disseminar os resultados desse trabalho, de forma a proporcionar subsídios para que gestores e parceiros do ICMBio possam implementar de forma mais efetiva a educação ambiental nos processos e instrumentos de gestão da biodiversidade e das unidades de conservação federais", pontuou.
O evento contou com a participação de educadores ambientais, gestores e analistas ambientais do ICMBio, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama, de movimentos sociais e de organizações como Conselho
Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos (Confrem), WWF-Brasil e Instituto IPÊ.
Para realização da oficina, o ICMBio contou com a parceria e o apoio do WWF-Brasil, Projeto Manguezais do Brasil e Projeto PNUD 08-023.