Gestão participativa se fortalece com posse do Conselho Gestor da ESEC Guaraqueçaba

 Em reunião conjunta dos conselhos consultivos da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, Parque Nacional do Superagui e Estação Ecológica de Guaraqueçaba, todas UCs localizadas no município de Guaraqueçaba, no estado do Paraná, foi realizada no último dia 10 a posse dos conselheiros do Cosec, o Conselho da Esec Guaraqueçaba.

O conselho inicia sua atividades com regimento interno estabelecido e integrado com os outros dois conselhos de UCs atuantes na região. Eles usualmente realizam reuniões conjuntas como forma de otimizar o espaço de participação, ampliando a discussão de temas comuns à gestão dessas unidades e das comunidades e instituições atuantes no território.

Dessa vez, as pautas mais relevantes discutidas foram o andamento do Plano de Manejo do Parna Superagui, que está para ser iniciado; o trabalho que vem sendo feito para a reestruturação e o fortalecimento dos conselhos; a revisão e consolidação de suas atribuições e rediscussão das representações nos conselhos; apresentação das Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho; e apresentação de resultados de pesquisas realizadas recentemente sobre pesca artesanal.

A reunião conjunta possibilita maior integração entre os conselhos, ampliando e harmonizando a gestão participativa com o planejamento e os objetivos estratégicos de gestão integrada das UCs.

FONTE: ICMBio em Foco – Edição 196 – DCOM / ICMBio