Erro
  • JFolder::create: Não foi possível criar um diretório Path: /webcluster/webcluster/www/html/joomla/educacaoambiental/images/thumbnails/images/stories/destaques
  • JFolder::create: Não foi possível criar um diretório Path: /webcluster/webcluster/www/html/joomla/educacaoambiental/images/thumbnails/images/stories/destaques
  • Can't create file /webcluster/webcluster/www/html/joomla/educacaoambiental/images/thumbnails/images/stories/destaques/arquivo-ngi-boca-do-acre-220x147.jpg. Change the permissions for folder /webcluster/webcluster/www/html/joomla/educacaoambiental/images/thumbnails/images/stories/destaques to 777.

Quintais Produtivos em Boca do Acre

Foto Boca do AcreEntre os dias 11 e 22 de junho de 2012, foi realizada a segunda etapa do curso Quintais Produtivos: Uma alternativa econômica para as comunidades das UCs de Boca do Acre (AM). Com o tema produção animal, o curso foi ministrado pelo zootecnista, especialista e mestre em Agroecologia, Jorge Alberto Fernandes.

Áreas da produção animal e como consorciá-las à produção vegetal e assim incrementar as opções de alimentos no dia a dia dos moradores foram temas abordados. O propósito do curso, que teve apoio da nossa Coordenação de Educação Ambiental – Coedu, é levar alternativas produtivas aos moradores das florestas nacionais Mapiá-Inauini e do Purus e da Reserva Extrativista do Arapixi, todas em Boca do Acre, melhorando o aproveitamento das áreas já em uso e reduzindo a abertura de novas áreas.

Home Gardens ou Quintais Produtivos é um sistema de cultivo consorciado de frutíferas, grãos, raízes, plantas medicinais, produção animal e forrageiras, que alia geração de trabalho no campo, sustentabilidade econômica e ambiental.

A primeira etapa do curso, Produção Vegetal, que teve apoio da Coedu, do PNUD e Arpa, com aulas teóricas e práticas, foi ministrada em julho de 2011 pelo engenheiro agrícola Pedro Pitombeira, obtendo grande sucesso. Nas aulas teóricas foram abordados temas como cooperativismo, associativismo, administração rural, segurança alimentar, manejo de solo, olericultura (cultura de hortaliças), adubo, compostagem, hortas e parâmetros importantes para a produção. Nas aulas práticas foram postas em prática as teorias abordadas.

Os moradores ficaram satisfeitos com o curso e concluíram que as informações adquiridas serão muito úteis em seu cotidiano. Segundo um dos articuladores do curso, Saulo Gouveia, eventos com foco em Agroecologia são muito importantes para moradores de unidades de uso sustentável, porque visam a sustentabilidade econômica aliada à conservação ambiental e restauração ecológica. “A participação de crianças, jovens e mulheres no curso foi marcante”, destaca Saulo.

FONTE: ICMBIO EM FOCO / DCOM / ICMBio