Tamar reúne pescadores, artistas e comunidade de Ubatuba

No último sábado, o Tamar realizou o evento “Amigo Pescador”, tendo como objetivo valorizar os pescadores de Ubatuba que apóiam a conservação das tartarugas marinhas e oferecer à comunidade local e aos turistas uma programação especial para o feriado.

O evento teve início com uma corrida de canoas na praia do Itaguá, quando cerca de 20 pescadores e remadores concorreram a prêmios e brindes doados pelo Tamar. “As corridas de canoa se tornaram um evento muito importante para a cultura caiçara em Ubatuba, pois essa é atualmente uma das únicas formas de reunir pescadores e comunidades de norte e sul do litoral do município”, afirmou o caiçara, músico e remador Mário Gato.
 
Foi ainda realizada soltura de três tartarugas marinhas reabilitadas. Uma animada premiação aconteceu em grande estilo no Centro de Visitantes do Tamar, acompanhada de programação artístico-cultural especialmente desenhada para o dia. Exposições fotográficas do Projeto Albatroz, do Concurso Avistar Brasil 7ª edição, com as melhores fotos das edições anteriores, do Projeto Acervo Memória Caiçara – “Gente do Mar”, bem como dos painéis do Programa Juçara, acompanhado de deliciosa degustação do suco dos frutos da palmeira juçara, encantaram os visitantes.
 
O evento também contou a apresentação do grupo Fandango Caiçara, da banda Os Cascudos e de Dudu Lima Trio & Áurea Regina In Concert. As apresentações musicais fazem parte do “Movimento Tamarear”. “Grandes músicos, como Dudu Lima, Áurea Regina, Milton Nascimento e Lenine, vêm ajudando a conquistar aliados na conservação das tartarugas marinhas”, explicou a coordenadora regional do Tamar em Ubatuba, Berenice Gallo.
 

Fonte: ICMBio em Foco, edição 218 - DCOM / ICMbio