Plano de Manejo do Parque Nacional do Superagui envolve comunitários

 A equipe gestora do Parque Nacional do Superagui, no Paraná, vem tentando ampliar o espaço de participação popular na execução e no acompanhamento do Plano de Manejo da UC. As mais recentes etapas desse plano foram a apresentação da equipe de consultores do diagnóstico às comunidades ligadas à unidade e o reconhecimento de campo.

Em agosto, foi realizada a Oficina de Apresentação dos Consultores em sete comunidades da área, já que algumas foram agrupadas. Foram sensibilizados 148 comunitários para o Plano de Manejo. Além disso, foram dadas explicações sobre o plano, a metodologia resumida do trabalho e agenda inicial, e sobre as formas de participação da comunidade – representação, conselho consultivo, planejamento responsável; confirmada a representação pelo conselho ou escolha de ponto focal da comunidade para tratar do plano de manejo; identificados os informantes qualificados nas comunidades rurais; e agendadas as demais reuniões e os encaminhamentos para o plano.
 
Para o chefe da UC, Marcelo Bresolin, dessa oficina surgiram duas importantes estratégias: a elaboração de um informativo com esclarecimentos solicitados pelos moradores sobre o plano e a necessidade de adoção e aprendizado de metodologias diferenciadas para mobilização de cada comunidade em particular.
 
Já o reconhecimento de campo, ocorrido no mês passado em dez comunidades, contou com a equipe do Parna, uma consultora do diagnóstico e Carolina Fritzen, representante da Coordenação de Elaboração e Revisão de Plano de Manejo - Coman. Nesse período também foram visitadas as instituições parceiras. Dessa vez, foram sensibilizados 144 comunitários. O diagnóstico rural participativo adotou mapa falado e calendário sazonal de atividades, como metodologias norteadoras das comunidades. Várias informações e encaminhamentos importantes para o planejamento e o zoneamento do Parna foram levantados pelos comunitários.
 
Somados ao Curso de Plano de Manejo do litoral do Paraná, em outubro de 2011, ao Enriquecimento Prático de Planejamento do Parque, em fevereiro deste ano, numa parceria com o MaterNatura, e ao Diagnóstico com a Consultora de Socioeconomia, em setembro, foram cinco momentos com as comunidades, isso antes da reunião do conselho, em outubro, e da Oficina de Planejamento Participativo, em novembro. Para as próximas etapas a equipe contará com reforço da coordenadora regional substituta em Florianópolis, Andrea Lamberts.
 

Fonte: ICMBio em Foco, edição 218 - DCOM / ICMbio