Reutilização de embalagens de garrafas PET

 
oficina petTendo por base as diretrizes de educação ambiental em unidades de conservação, foi realizada no dia 17 de outubro uma oficina de reutilização de embalagens de garrafas PET, em continuidade às ações educativas sobre o descarte de lixo no Parque Nacional do Pico da Neblina (AM) e Terra Indígena Balaio.
 
O evento aconteceu em parceria do Parna com o Grupo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira e o Distrito Sanitário Indígena do Rio Negro/Secretaria Especial de Saúde Indígena. As garrafas PET foram usadas para confeccionar animais que representam a fauna local, como o boto e a arara.
 
 A oficina foi ministrada por três monitores do Grupo PETI, com turma de alunos do 6º ao 9º ano da Escola Indígena Municipal São Pedro, na comunidade Balaio. Os monitores dividiram a turma em grupos e explicaram passo a passo a montagem dos animais ao longo de uma manhã, pois são necessários diversos recortes, encaixes e colagens para compor os bichinhos.
 
As atividades estão sendo realizadas numa sequência de reuniões com palestras, vídeos e práticas com coleta de lixo e de pilhas, sensibilizando os moradores para que efetuem o descarte de resíduos de embalagens de forma mais adequada possível à realidade local. Essas embalagens eram antes difíceis de ser encontradas nas comunidades, mas hoje se propagam devido ao maior uso de produtos advindos da cidade.
 
Essas ações pontuais buscam envolver instituições que trabalham dentro do parque e compõem a sociedade envolvente, e a participação e o protagonismo dos moradores, como no caso da coleta de lixo na comunidade, proposta e realizada pelos comunitários, são muito importantes para a construção coletiva do Plano de Educação Ambiental.
 
 

Fonte: ICMBio em Foco, edição 220 - DCOM / ICMbio