Seminário de boas práticas em educação ambiental na agricultura familiar

Está em andamento o “Seminário de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar”, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, por intermédio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. O ICMBio, através da Coordenação de Educação Ambiental, apoia e participa do evento.

O Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) é um Programa de Educação Ambiental elaborado para o público envolvido com a agricultura familiar. Por meio do desenvolvimento de ações educativas, busca-se a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural.

O programa é fruto da reivindicação dos movimentos de agricultores e agricultoras familiares ao Governo Federal, apresentada no Grito da Terra 2009 e outras manifestações, que apontaram a necessidade de fortalecimento da Educação Ambiental no contexto rural.

Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e a regularização ambiental das propriedades rurais voltados para a agricultura familiar, tendo como referência a agroecologia e práticas produtivas sustentáveis, por meio de processos educacionais críticos, participativos e dialógicos que promovam a formação, capacitação, comunicação e mobilização social.

Seminário PEAAFProgramação:

Dia 28/11 às 18h30 - abertura do evento e lançamento o livro "Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar", com 25 experiências selecionadas, provenientes de todo o país. 

Local: SCEN, Trecho 2, Auditório do IBAMA - Sede (na via L4 Norte).

Dias 29/11 das 08h30 as 18h00 e 30/11 das 08h30 as 12h00  - realização do seminário que visa apresentar as principais experiências selecionadas, refletindo sobre diretrizes da Educação Ambiental junto à Agricultura Familiar, em diálogo com o Programa de Regularização Ambiental (PRA/MMA), a Política Nacional de Agroecologia e a Política Nacional de Juventude Rural (em formulação).

Local: SEPN 505, Lote 2, Bloco B, Edifício Marie Prendi Cruz - Auditório do MMA (próximo a via W3 Norte).

As pessoas interessadas em participar do Seminário (dias 29 e 30/11) poderão solicitar a inscrição pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Mais informaçoes estão disponíveis no site do MMA