Educação ambiental em áreas protegidas é tema de seminário em Foz do Iguaçu

 A Escola Parque, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Obras de Foz do Iguaçu e o Parque das Aves promoveram nestas terça e quarta-feiras o Seminário de Educação Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu (PR). O evento reuniu mais de 100 pessoas no novo auditório do Centro de Visitantes do Parna. A abertura oficial contou com a presença dos participantes, autoridades e convidados.

De acordo com a responsável pela Escola Parque, Mariele Xavier, o evento teve como objetivo discutir a importância da educação ambiental formal na conservação de áreas protegidas e foi destinado aos professores cursistas da Escola Parque, municípios do entorno do Parna, Coletivo Educador de Foz do Iguaçu e alunos das universidades e faculdades locais.

A programação do seminário contou com mesa redonda, com apresentação das experiências do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Paraná e do próprio Parna Iguaçu. A mesa teve como facilitadora nossa coordenadora de Educação Ambiental, Fabiana Prado.

Também foram oferecidas aos participantes oficinas que capacitam e fomentam ações de educação ambiental no ensino formal. O seminário apresentou ainda o resultado de projetos desenvolvidos por professores participantes do Curso de Educação Ambiental em Unidades de Conservação oferecido pela Escola Parque, totalizando nove municípios: Foz do Iguaçu, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Céu Azul, Capanema, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Serranópolis do Iguaçu e Santa Terezinha do Iguaçu.

O evento contou com apoio da Ecocataratas – Rodovia das Cataratas S.A. e concessionária Cataratas do Iguaçu S.A.

Fonte: ICMBio em Foco, edição 222 - DCOM / ICMbio