IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.

A Conferência será realizada em Brasília-DF, no período de 10 a 14 de outubro de 2013 e contará com a participação de cerca de 700 delegados(as) de 11 a 14 anos, provenientes de todas as Unidades Federativas.

A Conferência Nacional trabalhará a temática Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis a partir dos projetos de ação selecionados na etapa estadual, utilizando metodologias participativas e processos de educomunicação que serão detalhados posteriormente, constituindo-se em um processo pedagógico que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens.

Presidida pelo Ministro de Estado da Educação e coordenada pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, que integram o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9795/99), a IV CNIJMA está sob responsabilidade da Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA), da Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania (DPEDHC) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do MEC, em parceria com o Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente.

A IV CNIJMA é destinada ao público das escolas do Ensino Fundamental, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como das escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, e tem o desafio de mobilizar toda a comunidade escolar.

O ICMBio é um dos membros do Comitê Consultivo Nacional da IV CNIJMA, composto por instituições governamentais e não governamentais de abrangência nacional. O Comitê tem por finalidade orientar os processos preparatórios para a Conferência, apoiar atividades no âmbito nacional, nas etapas da conferência nos estados e fortalecer a intersetorialidade destas ações.

Visite o site da Conferência para mais informações.

O material da Conferência e a forma de participação serão encaminhados a todas as escolas pelo MEC.

Portaria Interministerial nº 883, de 05 de julho de 2012

Formando Com-vida, Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de vida na Escola: construindo a Agenda 21 na escola - (MMA, MEC).

Passo a passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola + Educomunicação: escolas sustentáveis - (MMA, MEC).

Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais - (MMA, MEC).