ICMBio firma parceria com o fotógrafo Araquém Alcântara

 O presidente do Instituto Chico Mendes, Roberto Vizentin, assinou na sexta-feira (8), em Brasília, Termo de Reciprocidade com a Editora TerraBrasil, do fotógrafo Araquém Alcântara, para produzir uma série de publicações sobre o patrimônio natural brasileiro, em especial as unidades de conservação federais.

A parceria prevê dois grandes projetos editoriais: o livro trilíngue “Brasil: Patrimônios Naturais” e a publicação de oito livros paradidáticos denominada “Coleção Chico Mendes: Ecossistemas do Brasil”. O material será distribuído a entidades educacionais e culturais, bibliotecas e salas de leitura, além de organizações governamentais e não governamentais com atuação na área de meio ambiente.

“Além de servir para sensibilizar as pessoas sobre a importância da proteção do nosso patrimônio natural, esse projeto vai contribuir fundamentalmente para a divulgação de nossas unidades de conservação, que precisam ser conhecidas e, assim, defendidas pela população”, disse o presidente Vizentin.

Considerado o mais importante fotógrafo de natureza do país, com vários projetos no Brasil e exterior, Araquém Alcântara disse que se sente honrado em participar do projeto. “Nenhum outro país tem biodiversidade igual à nossa”, afirmou, ao prometer uma “obra monumental” para ser divulgada, também, ao público estrangeiro que passará pelo Brasil durante a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

O primeiro projeto está previsto para ser lançado em maio de 2014 e o segundo em novembro de 2015. Para a execução das duas obras, a TerraBrasil conta com o apoio consultivo e operacional da CSD Geoklock Geologia e Engenharia Ambiental. Os recursos virão da Lei Rouanet.

Araquém Alcântara é um dos precursores da fotografia de natureza do país. Tem 40 anos de experiência e 44 livros publicados sobre o tema. Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais pelo trabalho de documentação da fauna e flora brasileiras.

Fonte: ICMBio em Foco, edição 232 - DCOM / ICMbio