Parna Serra dos Órgãos foca ações nos “Caminhos da Serra do Mar”

O projeto “Caminhos da Sera do Mar” ganha força nos diversos setores do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. No dia 21 de fevereiro foi realizada, no auditório da UC, oficina sobre os próximos passos para a implementação do projeto. Estavam reunidos o chefe, os coordenadores e os servidores do parque; o diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação - Diman, Pedro Menezes; o chefe 

do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro; e representantes de instituições parceiras como Sebrae, Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e RioTur.
 
O “Caminhos da Serra do Mar” é uma trilha de longo curso que está sendo implementada em unidades de conservação de diferentes categorias e esferas de governo no território do Mosaico Central Fluminense e que visa, por meio da visitação ordenada, a preservação da Mata Atlântica nessa região. Ainda este ano serão implementados cerca de 70 km de caminhada, abrangendo a APA Petrópolis e o Parna Serra dos Órgãos. Durante esse percurso o caminhante passará por sítios históricos, cachoeiras, campos de altitude e locais com paisagens deslumbrantes da Serra do Mar.
 
A oficina, no mês passado, teve início com a explanação do diretor da Diman, que citou a importância de implementarmos trilhas de longo curso para conservação das UCs, tendo como principais aliados os turistas e as comunidades locais, estratégia já utilizada no mundo todo, com experiências exitosas que podem e devem servir de exemplo, como a Appalachian Trail, nos EUA, que cruza o país de Norte a Sul, cuja utilização favoreceu inclusive a criação de uma nova categoria de unidade de conservação, a de Trilhas Nacionais.
 
O chefe do Parna Serra dos Órgãos e coordenador do projeto, Leandro Goulart, fez uma pequena apresentação dos “Caminhos da Serra do Mar” enfatizando a necessidade de toda sua equipe estar comprometida com o projeto e desenvolver, em suas respectivas atribuições, ações para a sua implementação. “Não adianta pensarmos em um projeto somente na UC sem levarmos em conta o apoio das comunidades locais envolvidas. Precisaremos de mais informações científicas desses trechos, de uma aproximação com a comunidade do entorno e identificação de condutores locais, e isso será feito com o apoio de toda a ‘Família Parna Serra dos Órgãos’ ”, disse Leandro.
 
Em seguida os coordenadores de Educação Ambiental, Uso Público e Pesquisa da UC apresentaram suas estratégias para envolvimento e alcance dos objetivos. Serão desenvolvidas pela equipe do parque e incentivadas a realização de pesquisa científica nos caminhos. Além disso, a equipe de educação ambiental da unidade realizará diagnóstico das comunidades presentes nas zonas de interstício dos caminhos, visando identificar lideranças, fraquezas, oportunidades e potencialidades.
 
A previsão é de que em maio o trecho Parque Nacional da Serra dos Órgãos dessa trilha de longo curso seja inaugurada já com algumas ações previstas na oficina sendo efetivamente implementadas. Durante o evento foi discutida também a continuidade da grande trilha no Parque Estadual dos Três Picos. “A ideia é que seja implementado um trecho por ano e, a exemplo de outras trilhas existentes no mundo, esta poderá ser realizada ao longo da vida do caminhante, e assim teremos cada vez mais aliados na conservação”, concluiu Leandro Goulart.
 
Fonte: ICMBio em Foco, edição 235 - DCOM / ICMbio