Semana da Água sensibiliza visitantes no Iguaçu

De 18 a 22 de março o Parque Nacional do Iguaçu desenvolveu diversas atividades de sensibilização durante a Semana da Água. A programação envolveu trabalhadores das concessionárias, voluntários e funcionários do nosso Instituto. Foram realizadas ações de limpeza do rio Iguaçu, exposição do lixo coletado no rio, monitoramento da água e visita técnica ao Hotel das Cataratas e à Escola Parque.

O objetivo foi informar e sensibilizar os envolvidos, turistas e comunidade pela divulgação da iniciativa na imprensa. De acordo com Mariele
Mucciatto Xavier, coordenadora do evento, "conseguimos chocar muitas pessoas. Alguns visitantes que passaram pela exposição do lixo, no Espaço Porto Canoas, se questionaram sobre suas atividades e comportamentos com o meio ambiente."

Para o biólogo Pedro Fogaça, o envolvimento dos voluntários foi mais um diferencial da Semana da Água. Ao todo, 55 pessoas participaram da atividade. O grupo recolheu 236 quilos de lixo no rio Iguaçu, na parte acima das Cataratas e no trecho depois das quedas. “Neste ano encontramos grande quantidade de frascos de agrotóxico, uma pena! Tudo isso não seria necessário caso as pessoas fossem mais compromissadas com o meio ambiente”, disse Pedro.

Fonte: ICMBio em Foco, edição 238 - DCOM / ICMbio