Evento apresenta resultados de projeto sobre motivação e sucesso na gestão de UCs

Na próxima quarta-feira, às 9h30, será realizado, na sede do ICMBio, em Brasília, evento para apresentação dos resultados da fase 1 do projeto "Motivação e sucesso na gestão de unidades de conservação". A iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, em parceria com o ICMBio, por meio da Coordenação de Monitoramento e Avaliação da Gestão de Unidades de Conservação, e a Fundação Gordon and Betty Moore.

O objetivo do projeto é reconhecer os trabalhos de gestão pública bem-sucedidos e já desenvolvidos nas unidades de conservação, além de potencializar as inovações, valorizando os gestores que as realizam. Os resultados da primeira fase apresentam uma pesquisa, realizada com os gestores de UCs de todo o Brasil, para avaliar iniciativas inovadoras na gestão dessas áreas, seja em capital humano, recursos financeiros ou desenvolvimento local. Além disso, o estudo também traçou o perfil dos gestores e permitiu destacar informações úteis para continuidade do projeto. 

Para Claudio Padua, vice-presidente do IPÊ, os gestores são criativos e esse projeto vem apoiar neste contexto. "Precisamos inovar e buscar soluções para a gestão das unidades, principalmente com relação à gestão de recursos financeiros e humanos. Para detalhar as informações sobre as questões econômicas, uma consultoria analisou 12 diferentes UCs, envolvendo gestores, parceiros e atores 'chaves' da questão", afirmou Claudio.

O evento de apresentação dos primeiros resultados do projeto, no dia 15 de maio, contará com a presença de representantes do IPÊ, GBMF, Fundo Vale, GIZ, Funbio, MMA, entre outros. Na oportunidade também serão discutidas as duas próximas fases do projeto que referem-se à seleção e premiação de projetos e iniciativas na gestão pública de UC; e sistematização dos mecanismos de sucesso, elaboração de um programa de capacitação e realização de seminário para divulgação dos resultados.

Fonte: ICMBio em Foco, edição 244 - DCOM / ICMbio