Fernando Moraes

Operação Eclipse

Adriana Gomes

Stenella frontalis

Adriana Nascimento Gomes

Ilha Jurubaíba

Leia Mais
  • Sábado

    Poss. de Panc. de Chuva a Tarde

    30 °C

    21 °C

  • Domingo

    Pancadas de Chuva a Tarde

    32 °C

    22 °C

Parati (Paraty) - RJ

  • Quinta-Feira

    Poss. de Panc. de Chuva a Tarde

    29 °C

    17 °C

  • Sexta-Feira

    Pancadas de Chuva a Tarde

    31 °C

    21 °C


Estação Ecológica de Tamoios

A ESEC Tamoios é uma Unidade de Conservação federal de proteção integral, criada em 1990, como contrapartida da implantação das Usinas Nucleares de Angra 1, 2 e 3, com o objetivo de preservar o riquíssimo ecossistema insular e marinho da Baía da Ilha Grande e permitir o monitoramento de sua qualidade ambiental.

Criada pelo Decreto nº 98.864, de 23 de janeiro de 1990, com o objetivo de proteção integral para a realização de pesquisa e monitoramento dos ambientes marinhos e das ilhas da Baía da Ilha Grande, a ESEC Tamoios está localizada entre os municípios de Angra dos Reis e Paraty. Sua área inclui 29 áreas emersas e seus respectivos entornos marinhos com raio de 1km, representando 5,69% da Baía da Ilha Grande.

É composta pelas seguintes ilhas, ilhotes, lajes e rochedo:

Na Baía da Ribeira: ilha Araçatiba de Fora; ilha Araçatiba de Dentro; ilha do Sabacu; ilha do Tucum; ilha do Pingo d´Água; e ilha Tucum de Dentro.

Na Baía da Ilha Grande: ilha Sandri; ilha Samambaia; ilha do Algodão; ilha Araraquara; ilha Jurubaíba; ilha Araraquarinha; Rochedo de São Pedro; ilha Queimada Grande; ilha Queimada Pequena; ilha Imboassica; ilha das Cobras; ilha dos Búzios; ilha dos Búzios Pequena; laje entre ilha das Cobras e ilha dos Búzios Pequena; laje Pedra Pelada; ilha Zatin; laje do Cesto; ilhote Pequeno; ilhote Grande; ilha Comprida (Tarituba); ilha das Palmas; ilha do Catimbau.

Integram a Estação Ecológica de Tamoios o entorno marinho e os parcéis de cada uma das ilhas, ilhotes, lajes e rochedo citados, dentro do raio de 1 km de extensão, a partir da arrebentação das ondas do mar nas praias e encostas das ilhas, das lajes e do rochedo.

FUNDEIO, PESCA, MERGULHO RECREACIONAL E VISITAÇÃO PÚBLICA SÃO PROIBIDOS dentro desta área protegida. O acesso às ilhas é controlado pela autoridade nacional, sendo apenas para propósitos científicos.

Nova Imagem proibido

Venha conhecer a Sede da ESEC Tamoios! 

Endereço: BR 101, Km 535 - Mambucaba - Paraty/RJ

 

Nossos telefones:  (24) 3362-9885  (24) 3362-3246

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Leia mais

DECRETO DE CRIAÇÃO

Leia na íntrega

Leia mais

Planos de Manejo

Lista de arquivos

Leia mais

Mapa da Estação Ecológica

Veja o mapa em PDF