Descrição/Fotografo

I Seminário de Pesquisa da ESEC Tamoios

Fernando Moraes

Operação Eclipse

Descrição/Fotografo

ÁREAS DE EXCLUSÃO À PESCA

Leia Mais
  • Domingo

    Chuva

    22 °C

    18 °C

  • Segunda-Feira

    Parcialmente Nublado

    23 °C

    18 °C

Parati (Paraty) - RJ

  • Sexta-Feira

    Pancadas de Chuva a Tarde

    29 °C

    19 °C

  • Sábado

    Pancadas de Chuva a Tarde

    30 °C

    19 °C


Estação Ecológica de Tamoios

A ESEC Tamoios é uma Unidade de Conservação federal de proteção integral, criada em 1990, para atender dispositivo legal que determina que todas as usinas nucleares deverão ser localizadas em áreas delimitadas como estações ecológicas. Tem o objetivo de preservar o riquíssimo ecossistema insular e marinho da Baía da Ilha Grande, bem como permitir o monitoramento de sua qualidade ambiental.

Criada pelo Decreto nº 98.864, de 23 de janeiro de 1990, com o objetivo de proteção integral para a realização de pesquisa e monitoramento dos ambientes marinhos e das ilhas da Baía da Ilha Grande, a ESEC Tamoios está localizada entre os municípios de Angra dos Reis e Paraty. Sua área inclui 29 áreas emersas e seus respectivos entornos marinhos com raio de 1km, representando 5,69% da Baía da Ilha Grande.

É composta pelas seguintes ilhas, ilhotes, lajes e rochedo:

Na Baía da Ribeira: ilha Araçatiba de Fora; ilha Araçatiba de Dentro; ilha do Sabacu; ilha do Tucum; ilha do Pingo d´Água; e ilha Tucum de Dentro.

Na Baía da Ilha Grande: ilha Sandri; ilha Samambaia; ilha do Algodão; ilha Araraquara; ilha Jurubaíba; ilha Araraquarinha; Rochedo de São Pedro; ilha Queimada Grande; ilha Queimada Pequena; ilha Imboassica; ilha das Cobras; ilha dos Búzios; ilha dos Búzios Pequena; laje entre ilha das Cobras e ilha dos Búzios Pequena; laje Pedra Pelada; ilha Zatin; laje do Cesto; ilhote Pequeno; ilhote Grande; ilha Comprida (Tarituba); ilha das Palmas; ilha do Catimbau.

Integram a Estação Ecológica de Tamoios o entorno marinho e os parcéis de cada uma das ilhas, ilhotes, lajes e rochedo citados, dentro do raio de 1 km de extensão, a partir da arrebentação das ondas do mar nas praias e encostas das ilhas, das lajes e do rochedo.

FUNDEIO, PESCA, MERGULHO RECREACIONAL E VISITAÇÃO PÚBLICA SÃO PROIBIDOS dentro desta área protegida. O acesso às ilhas é controlado pela autoridade nacional, sendo apenas para propósitos científicos.

Nova Imagem proibido

Venha conhecer a Sede da ESEC Tamoios! 

Endereço: BR 101, Km 535 - Mambucaba - Paraty/RJ

 

Nossos telefones:  (24) 3362-9885  (24) 3362-3246

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Leia mais

DECRETO DE CRIAÇÃO

Leia na íntrega

Leia mais

Planos de Manejo

Lista de arquivos

Leia mais

Mapa da Estação Ecológica

Veja o mapa em PDF