ESEC Tamoios participa de Workshop sobre o coral-sol

 

1 2

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações [MCTIC] reuniu nos dias 21 e 22 de novembro um grupo de especialistas para nivelar os conhecimentos existentes sobre a bioinvasão do coral-sol na costa brasileira, entender o que outros lugares do mundo estão fazendo nessa situação e ajudar o Ministério do Meio Ambiente [MMA] a tomar uma decisão baseada na ciência. 

O evento foi dividido em blocos, sendo o primeiro dedicado à cotextualização da Bioinvasão Marinha no Brasil e no Mundo.

O segundo bloco (Bloco Coral-Sol) foi dedicado à apresentação de resultados de pesquisas e ações. Pesquisadores brasileiros de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia demonstraram com suas pesquisas como as espécies deste coral se comportam e ameaçam a biodiversidade marinha brasileira. A participação de especialistas australianos, neozelandeses e norte-americanos foi muito importante para a compreensão da gravidade da bioinvasão marinha e da necessidade de ações de prevenção e controle. As analistas ambientais do ICMBIO Adriana Nascimento Gomes (ESEC Tamoios), Adrana Carvalhal Fonseca (REBIO Arvoredo) e Kelen Luciana Leite (ESEC Tupinambás/REVIS Alcatrazes) apresentaram os resultados das ações de monitoramento e manejo realizadas em suas respectivas unidades e informaram que o coral-sol já foi detectado em onze unidades de conservação federais, o que demonstra sua expansão na costa marítima brasileira. A situação mais crítica é encontrada na Baía da Ilha Grande, RJ. 

O terceiro bloco foi dedicado às perspectivas do setor de negócios, com a participação das empresas Petrobras e Enseada Naval.

No quarto bloco, os participantes se dividiram em duas mesas de debate, uma sobre Gerenciamento de Risco e outra sobre Manejo de Coral-Sol. Em plenária foram apresentados os resultados das discussões.Segundo explicou o coordenador-geral de Oceanos, Antártica e Geociências, Andrei Polajeck, "como resultado dessa atividade, será elaborado um relatório para ajudar o MMA a tomar a melhor decisão sobre um plano de atuação".

O MMA é encarregado de coordenar a elaboração do Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do coral-sol (Tubastraea spp.) – Plano Coral-Sol.

Para mais informações, acesse o site http://www.mcti.gov.br/noticia/-/asset_publisher/epbV0pr6eIS0/content/pesquisadores-buscam-solucoes-contra-%E2%80%9Cinvasao%E2%80%9D-de-coral-nocivo-a-biodiversidade-marinha