Esec Tamoios realiza operação de fiscalização

FOTOS ROCHEDO DEZ CERCO D20- Fiscalização Dezembro 057

A equipe da Estação Ecológica de Tamoios, com o apoio de uma agente de fiscalização do Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago dos Alcatrazes, ambas unidades de conservação (UC) administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) , flagrou duas traineiras de pesca de cerco atuando dentro da UC na operação de fiscalização realizada de 7 a 10 de dezembro.

As embarcações foram fotografadas pelos agentes em flagrante e, posteriormente, encontradas na zona de amortecimento da estação ecológica. Os responsáveis foram autuados e tiveram suas embarcações e apetrechos de pesca apreendidos. No total foram oito autos de infração, resultando em multa de R$ 39.360.

"Mesmo sabendo das restrições à pesca impostas pela Estação Ecológica de Tamoios, os pescadores entram na área protegida perseguindo os cardumes de peixes de interesse comercial", comentou Eduardo Godoy, analista ambiental que coordenou a ação de fiscalização.

O objetivo principal da operação era fiscalizar o defeso da sardinha verdadeira (Sardinella brasiliensis) e a pesca do robalo (Centropomus spp.) na foz do rio Mambucaba que está dentro da unidade de conservação.

"A pesca ilegal no interior da Esec é uma atividade que ainda acontece e requer ações continuas de fiscalização. Porém o trabalho árduo da equipe, tanto na educação ambiental como na fiscalização, têm aumentado a percepção das comunidades locais sobre a importância dessa área marinha protegida", concluiu Eduardo.