Agendamento de grupos e escolas

agendamento3As visitas de instituições de ensino e de grupos em atividades pedagógicas necessitam de agendamento prévio somente se houver interesse em obter a isenção do pagamento da taxa de ingresso.

PEDIDOS DE ISENÇÃO DE INGRESSOS

Escolas, universidades, e instituições de amparo social podem solicitar isenção do valor de ingresso quando forem realizar atividades didáticas e de educação ambiental inseridas em seus projetos pedagógicos, conforme Portaria MMA nº 366/2009.

O objetivo pedagógico da visita deve estar claramente exposto, pois não estao isentas do pagamento do ingresso as visitas escolares que tenham interesse apenas em passeios voltados ao lazer.

Informamos que existe um limite diário para isenção do pagamento de ingressos e que as solicitações são analisadas por ordem de chegada. Não é concedida isenção para visitas realizadas aos domingos.

A solicitação de isenção deve ser realizada por meio de ofício padrão, enviado para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com, no mínimo, 10 dias úteis de antecedência da visita. Para baixar o ofício padrão, clique aqui.

ATENÇÃO: 

Cabe aos organizadores da visita informar aos participantes, seus pais e responsáveis quais os riscos associados às atividades em ambientes naturais. Antes de iniciarem a visita, a pessoa responsável pelo grupo deverá assinar o Termo de conhecimento de riscos inerentes à visitação em ambientes naturais, disponível no Centro de Visitantes. Para baixar este termo e conhecer os riscos, clique aqui.

Para as universidades, além do procedimento de solicitação de isenção de ingresso acima descrito, é necessário solicitar autorização para atividade com finalidade didática no âmbito do ensino superior. por meio do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade - SISBIO,cujo link para acesso é https://www.gov.br/icmbio/pt-br/servicos/sistemas/sisbio-sistema-de-autorizacao-e-informacao-em-biodiversidade .

agendamento

Após recebermos o ofício, efetuaremos a análise do pedido e a reserva correspondente. Entraremos em contato com a instituição para confirmar a aprovação ou não da isenção do pagamento. 

No dia da visita, antes do início das atividades, o professor responsável deverá comparecer ao Centro de Visitantes para:

  • apresentar a lista de participantes (alunos e responsáveis) e o ofício original, assinado;
  • assinar o Termo de Conhecimento de Riscos;
  • apresentar as senhas de entrada recebidas na portaria, para receber o recibo que deverá ser apresentado na hora da saída.

ATENÇÃO: Se aprovada, a isenção será somente do valor de ingresso e não do valor do serviço de condução de visitantes. O serviço de condução nas trilhas não é prestado pela equipe da Floresta Nacional de Ipanema e sim por condutores autônomos, autorizados pelo ICMBio. Caso o grupo planeje fazer a visita a trilhas que dependem do acompanhamento de condutores, este serviço deve ser contratado separadamente e pago diretamente ao condutor. Antes de fechar a contratação dos serviços do/da condutor(a) é importante verificar a possibilidade de isenção na data pretendida para visita. Saiba mais sobre os atrativos e como contactar os condutores no Guia do Visitante.

Outras informações podem ser solicitadas no endereço de e-mail indicado acima ou pessoalmente no Centro de Visitantes de terça a sexta-feira, das 8h às 16h30.