Plano de Manejo

 Faça o download dos volumes do Plano de Manejo da Flona de Ipanema:

Volume 1 - Diagnóstico

Volume 2 - Planejamento

Segundo o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) o Plano de Manejo é o "documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos geraisde uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade". O Plano de Manejo define diretrizes que moldam as atividades que podem ser realizadas numa Unidade de Conservação e é seu documento mais importante a ser seguido no processo de gestão. 

Para que haja sucesso em sua aplicação, o Plano de Manejo deve ser baseado num planejamento estratégico objetivo e factível, criado a partir de elementos técnicos e científicos e das experiências das pessoas que "fazem" a U.C., seus frequentadores, seus vizinhos e todos os interessados que, de alguma forma, mantêm relações com a unidade.

O Plano de Manejo da Flona de Ipanema teve sua primeira versão criada em 2003. Em 2012, a Flona promoveu a "Oficina des Planejamento Participativo - OPP", no período de 24 a 26 de abril, com o apoio da Coordenação de Planos de Manejo/DIMAN e da ACADEBio, com o objetivo de subsidiar a atualização do Plano de Manejo. A oficina foi realizada nas dependências da ACADEBio, na Floresta Nacional de Ipanema, com a participação de um grupo de trabalho interdisciplinar, composto por conselheiros da Unidade e de representantes dos principais grupos e instituições envolvidos com a Floresta Nacional de Ipanema.

Em 19 de junho de 2017 a atualização do Plano de Manejo da Flona foi finalmente aprovada, pela Portaria ICMBio nº 408/2017.