destaque tapajos


FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS

A Floresta Nacional do Tapajós é unidade de conservação – UC federal da natureza localizada na Amazônia, criada através do Decreto n° 73.684, de 19 de fevereiro de 1974. A UC teve seus limites alterados pela Lei 12.678 de 25 de junho de 2012.

Possui atualmente área de 527.319 hectares. A UC abrange os municípios de Aveiro, Belterra, Placas e Rurópolis, no Oeste do Estado do Pará.

O objetivo da UC é o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas (Lei. 9.985/2000). O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMBio é o órgão gestor da Unidade.

O ICMBio é uma instituição pública federal, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela gestão das 324 Unidades de Conservação Federais - cerca de 10% do território brasileiro. A missão do ICMBio é proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental.

A gestão da UC é realizada com base nas diretrizes do Plano de Manejo. As comunidades, bem como os demais atores sociais envolvidos, direta e indiretamente na gestão da UC, são representadas no Conselho Consultivo, criado em 2001.

A Floresta Nacional possibilitou o acesso e promoção do uso sustentável dos recursos naturais pelos moradores da unidade. O Manejo Florestal Comunitário, realizado em uma área especialmente reservada para esse fim, é uma importante referência de uso sustentável da floresta.

Além do Manejo Florestal destacam-se diversas iniciativas de uso sustentável com envolvimento comunitário, tais como: extração do látex, extração de óleos de andiroba e copaíba, produção do couro ecológico a partir do látex, biojóias, móveis artesanais, comercialização de frutas in natura (açaí), produção de polpas e licores, produção de farinha, produção de mel, criação de peixes e turismo de base comunitária.

Residem na UC 1.050 famílias e cerca de 4 mil moradores, distribuídas em localidades ao longo da rodovia BR-163 (lotes com assentados do Incra, proprietários e posseiros), em 23 comunidades e três aldeias indígenas da etnia Munduruku. As comunidades e Aldeias estão localizadas ao longo dos rios Tapajós e Cupari, são elas: São Domingos, Maguari, Jamaraquá, Acaratinga, Jaguarari, Pedreira, Bom Jesus, Piquiatuba, Marituba, Nazaré, Bragança, Novo Marai, Marai, Pini, Tauari, Chibé, Takuara, Prainha I, Prainha II, Itapaiúna, Paraíso, Jutuarana, Itapuama, São Francisco das Chagas, São Francisco do Godinho e Uruará.

A unidade apresenta mais de 160 quilômetros de praias e uma grande diversidade de paisagens: rios, lagos, alagados, terra firme, morros, planaltos, floresta, campos, açaizais, etc. As belas praias do Rio Tapajós, as trilhas entre a mata, as grandes árvores como a Sumaúma Vovó, a presença de população tradicional e indígena oferece aos visitantes a oportunidade de interagir com a natureza e com a cultura local.

Além disso, a cobertura florestal fortemente preservada, o Rio Tapajós com suas águas verdes e mornas, e a enorme beleza cênica da região tornam a Floresta Nacional do Tapajós uma das unidades de conservação mais visitadas na região norte do Brasil. Em 2017 foram mais de 42 mil visitantes entre turistas, pesquisadores, estudantes e outros.

O turismo é uma atividade em destaque na UC, com grande diversidade de atividades, inclusive esportivas, entre elas a maratona de selva, a "JUNGLE MARATHON", que reúne atletas de diversos países e do Brasil.

A UC também é uma das unidades de conservação mais pesquisadas na Amazônia. Os resultados dos estudos e pesquisas são publicados na forma de artigos científicos, teses de mestrado e doutorado, trabalhos de conclusão de curso e outros. Em 2017 o ICMBio iniciou o levantamento das publicações relacionadas com a UC. Clique e conheça os resultados parciais do levantamento.

Finalmente, agora que você conhece um pouco mais da Floresta Nacional do Tapajós. Seja bem vindo (a) para conhecer, pessoalmente, esse incrível pedaço da Amazônia!

Cordialmente,

JOSÉ RISONEI ASSIS DA SILVA

Gestor da Floresta Nacional do Tapajós – ICMBio

btn topo

Quando Ir

A Floresta Nacional do Tapajós pode ser visitada durante o ano todo. Porém o verão regional, de julho a dezembro, é um período muito propício para a visitação, pois não tem chuvas e as praias surgem no rio Tapajós como um grande atrativo.

Horários de atendimento ao visitante:

O horário de funcionamento e atendimento nas bases de entrada na UC inicia-se às 08h00 e termina às 18h00. Mas é possível adentrar na UC no período da noite, desde que combinado previamente com a comunidade e/ou órgão gestor.

Na sede do ICMBio em Santarém, o atendimento é realizado nos seguintes períodos: segunda a sexta, de 08h00 às 12h00 e de 14h00 às 18h00.

Para maiores informações, envie email para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou ligue para (93) 35220564.

btn topo

Como Chegar

A Floresta Nacional do Tapajós está localizada no oeste do Estado do Pará, no município de Belterra. A cidade de Santarém/PA é o principal centro urbano que interliga aos meios de acesso a Unidade de Conservação.

Via aérea a cidade de Santarém conta com o Aeroporto Internacional de Santarém - Maestro Wilson Fonseca, com voos diários para Itaituba/PA, Altamira/PA, Manaus/AM, Belém/PA e Brasília/DF, com percursos que podem variar entre 30 a 180 minutos.

É possível chegar a Santarém via fluvial, com embarcações saindo principalmente de cidades como Manaus (30 horas de viagem), Macapá (36 horas de viagem), Itaituba (8 horas), Altamira (26 horas de viagem) e Belém (60 horas de viagem).

A partir da cidade de Santarém, que fica a 50 km da UC, você poderá acessar a unidade da seguinte forma:

1. Através da Rodovia BR-163 nas bases localizadas nos km 67, km 72, km 92 (comunidade de São Jorge), km 117 e 211 e base de São Domingos (a partir da estrada do Aramanai). É possível ir de transporte coletivo - ônibus (veja as opções abaixo) ou alugar um veículo.

2. Pelo rio Tapajós é possível a partir de Santarém e/ou Alter Chão. Deve-se alugar uma embarcação

Rota mais usada para ir até a UC:

Abra e salve esta imagem: rota           Ou esta:rotas

Acesse a rota que leva às Comunidades de São Domingos, Maguari e Jamaraquá e a Base de Terra-Rica na BR 163

Opções de transporte coletivo

Dia Local saída Horário de Saída Trajeto do Ônibus Horário da Volta               VALOR (R$)
         
Segunda a Sábado

Santarém: Av. São Sebastião (Parada de ônibus ao lado do Colégio Santa Clara)

12h00min

BR163, Km 72, Jaguarari, Pedreira, Piquiatuba, Marituba, Bragança, Nazaré, Tauari. 03h00min 20,00
Segunda a Domingo

Santarém – Av. São Sebastião

(Parada de ônibus ao lado do Colégio Santa Clara)

14h30 min

 

BR 163, Belterra, Revolta, Santa Cruz, São Domingos, Maguari, Jamaraqua. 06h00min 12,00
Segunda a Sábado Santarém – Av. São Sebastião

(Parada de ônibus ao lado do Colégio Santa Clara)

11h15min BR 163, Belterra, Revolta, Santa Cruz, São Domingos, Maguari, Jamaraqua. 4h30min 12,00
Segunda, Terça, Quinta, Sexta e Sábado Av. Rui Barbosa (Parada de ônibus na frente Equilibrium Vestibulares) 12h30min BR 163, Km 92 (São Jorge), Chibé, Tauari, Pini, Takuara, Prainha 1 e 2, Itapaiuna. 03h30min 30,00

ATENÇÃO! OS VEÍCULOS ESTÃO SUJEITOS A VISTORIA NA BASE DE CONTROLE DE ENTRADA.

btn topo

CONTROLE DE ENTRADA DE VISITANTES

Não há cobrança de taxa de entrada na Flona do Tapajós.

Grupos pequenos (menos de 10 pessoas) não precisam solicitar autorização de entrada na UC, exceto nas áreas destinadas ao manejo florestal. Todos devem registrar sua entrada diretamente nos formulários de visitação disponíveis nas bases de entrada da Flona do Tapajós (Km 67, 72, 92, 117, 211 e base São Domingos).

É necessário solicitar autorização do ICMBio e Coomflona para adentrar na zona de manejo florestal (bases 72, 117 e 171), no prazo mínimo de 5 dias úteis. O responsável deve informar qual a finalidade da visita. As visitas com finalidades recreativas não serão autorizadas nessa zona, devido as normas de segurança do local​.

Para grupos grandes (acima de 10 pessoas como caravanas, expedições científicas, aulas práticas etc.) faz-se necessário obter autorização de entrada na UC, através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O requerente deve informar no email: Nome completo e documentos (CPF/PASSAPORTE) das pessoas do grupo; Placa do veículo e o nome do responsável pelo grupo (de preferência alguém do próprio grupo).

As expedições científicas e aulas práticas, no âmbito do ensino superior, deverão ser cadastradas e autorizadas, previamente, através do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade – SISBIO. Para efetuar seu cadastro e conhecer mais o sistema, acesse: http://www.icmbio.gov.br/sisbio/.

Solicitamos a todo visitante (turista, estudante, pesquisador e outros) que registre sua entrada nos formulários de controle de visitantes, disponíveis nas bases da UC.

Para maiores informações, envie email para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou ligue para (93) 35220564.

btn topo

Atrativos

Sumaúma gigante

Foto Sumauma Gigante - Arquivo ICMBio

Sumaúma gigante- Comunidade Maguari

Jungle Marathon

Foto Jungle Marathon - Arquivo ICMBio

Jungle Marathon

Passeios de canoa pelo igapó e por igarapés

Foto Igarape Flona Tapajos - Arquivo ICMBio

 Igarapé da Floresta Nacional do Tapajós

Projeto LBA

Trilha da Torre Projeto LBA - Arquivo ICMBio

Trilha da Torre do Projeto LBA

Comunidade de São Domingos

DSCN7777

Por-do-sol na Comunidade São Domingos

Comunidade de Jamaraqua

Foto Por do Sol em Jamaraquá - Foto ICMBio

Por do sol na Comunidade Jamaraquá

Comunidade de Maguari

12360297 1524101451235988 4777816949107268 n

Praia da Comunidade Maguari

Comunidade de Jaguarari

DSCN7753

Praia da Comunidade Jaguarari

Couro Ecológico

Foto Couro Ecológico - Arquivo ICMBio

Artesanato de Couro ecológico produzido pelos comunitários

 

Biojóias

Foto Biojóias produzidas pela comunidade - Arquivo ICMBio 

 Biojóias produzidas pela população tradicional

Apicultura

Foto produção de mel comunidade de maguary - Arquivo ICMBio

Produção de mel na Comunidade Maguari

Extração do látex

Foto Seringueira para produção de latex - Arquivo ICMBio

Seringueira sangrada para a extração do látex

Manejo Florestal Comunitário

Foto Manejo Florestal Comunitário - Arquivo ICMBio

 Invetário florestal realizado pela Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós- COOMFLONA

btn topo

O Que Fazer

Atrativos

  • Banhos em praias e igarapés;
  • Caminhadas por grandes árvores da vegetação âmazônica, como a sumaúma gigante (Ceiba pentandra), pela casa de farinha, pela produção de couro ecológico, pelo projeto de manejo florestal sustentável e pela produção de móveis artesanais;
  • Observação de fauna;
  • Passeios de barco e de canoa pelo igapó e igarapés;
  • Pernoite autorizada nas comunidades;
  • Pesquisas e atividades didáticas;
  • Visitação à torre do Projeto LBA;
  • Caminhada na trilha interpretativa do KM 67 da BR 163 - Base de Terra-Rica;
  • Visitação às comunidades indígenas com prévia autorização da FUNAI e das aldeias.

Venha conhecer os atrativos naturais e culturais das comunidades da Floresta Nacional do Tapajós. Para maiores informações, acesse: Atrativos e experiências na Flona do Tapajós.

Serviços nas Comunidades

As comunidades contam com pousadas e redários (quadro abaixo) e ainda oferecem serviços de condução nas trilhas, hospedagem e alimentação. Todo recurso financeiro oriundo das atividades turísticas é destinado para o desenvolvimento das comunidades.

 COMUNIDADE ESTABELECIMENTO RESPONSÁVEL CONTATO ACOMODAÇÃO

ACARATINGA

Pousada Comunitária

Helena

Claudio 

(93) 992059495 

(93) 991725919

 
MAGUARI Pousada Familiar Casa Verde Maria Anaíde Rodrigues

(93) 991384725

(93) 991507557

Rede

Cama

Redário Pôr do Sol Raimundo Albino (93) 991983979

Rede

Cama

Pousada Vale do Coração e Restaurante Maguari Elson Feitosa (Sunta)

(93) 991935891

(93) 991508006

Cama

Rede

Pousada Familiar Sousa Abílio Vasconcelos Sousa

(93) 9919908475

(93) 992128593/Whatsapp

(93) 991908475

Cama

Rede

Pousada Comunitária Maguari Raimunda Feitosa Pedroso (93) 991171865 Rede
JAMARAQUÁ Pousada Familiar Nirvana do Tapajós Pedro da Gama Pantoja

(93) 991245750

(93) 991799569

Cama

Rede

Redário Bosque do Seringueiro Donildo (Dido)

(93) 991742007

(93) 991098766

(93) 991007179

Rede

Mini Pousada Floresta Viva Djalma Lopes dos Santos (93) 991842493

Rede

Restaurante e Redário do Bata Maria do Socorro Rodrigues (93) 991138458 Rede
Maloca da Nice Iranice Rodrigues Fonseca

(93) 992108290 / WhatsApp

(93) 991079441 / Chamadas

 Rede
JAGUARARI Redário do Paulo João Nonato M. da Rocha (93) 992096039 Rede
Redário do Aldinei Gentil Aldinei de Sousa Gentil (93) 991056996 Rede
Redário da Dona Olgacy Olgacy Neves de Farias (93) 991311530 Rede

 

PIQUIATUBA

 

Pousada Familiar Piquiá Remerson Castro Almeida

(93) 991150662

(93) 992245766

Cama

Rede

 MARAI 

Redário Familiar Marai Maria de Ramos

(93) 992032419

Rede

ALDEIAS BRAGANÇA E MARITUBA

Redário Familiar

Lidiane Correa

Francinaldo Correa

(93) 991600963 Rede
SÃO DOMINGOS Redário Valy da Preguiça Marivaldo D. da Silva (93) 991364206 Rede
Redário Seringueira Dinelson Souza Vieira (93) 991159112 Rede
Redário Tarzan da Floresta Luiz Antônio (93) 992090390

Rede

Redário e Restaurante Sabor Caseiro Lívia/Abnor

(93) 991044164

(93) 992363894

Rede

 

Caminhada nas Trilhas

Abaixo os valores cobrados pelos serviços de condução nas trilhas das comunidades e do Terra Rica. Apenas condutores credenciados pelo ICMBio estão autorizados a conduzir nas áreas de uso e moradia das comunidades tradicionais da Flona do Tapajós.

precos

 
Atualmente as comunidades da UC realizam o rodizio de condutores para garantir que o beneficio seja compartilhado com as famílias envolvidas na atividade. Caso queira fazer a caminhada nas trilhas entre em contato com os coordenadores de turismo, listados abaixo:
 
COORDENADOR

COMUNIDADE

CONTATO
Manoel Rodrigues Acaratinga (92) 99483-8537
Domingos Corrêa/Lidiane Correa Bragança (93) 99160-0963
Oderlei Gentil/Paulo Jaguarari  (93)992096039
Iracilda Rodrigues Fonseca Jamaraquá  (93) 991101881
José Orlando Maguari  (93) 99170-1266
Dinelson Sousa Vieira (Bimba) São Domingos (93) 99115-9112
Tarciney Neves Piquiatuba  (92) 99217-3190
Rosivan Rocha Marituba

 (93) 99158-3862

  ESTABELECIMENTO RESPONSÁVEL CONTATO TIPO DE ACOMODAÇÃO CAPACIDADE TOTAL VALOR
REDE CAMA SOLTEIRO CAMA CASAL
MAGUARI Pousada Familiar Casa Verde Maria Anaide Rodrigues/Joaci 991461834/991507557 Rede 14 Pessoas R$ 25,00    
Redário Por do Sol Raimundo Albino 991983959 Rede 12 Pessoas R$ 25,00 R$ 40,00 R$ 80,00
Pousada Vale do Coração e Restaurante Maguari Elson Feitosa 991935891/991508006 Cama/Rede 30 Pessoas R$ 25,00 R$ 40,00 R$ 80,00
Pousada Familiar Sousa  Abilio Vasconcelos Sousa 991908475/992128593 Cama/Rede 20 Pessoas  R$ 25,00 R$ 40,00 R$ 80,00
Pousada Comunitária Maguari Raimunda Feitosa Pedroso 991171865 Rede 25 Pessoas R$ 25,00 R$ 40,00 R$ 80,00
JAMARAQUÁ Pousa Familiar Nirvana do Tapajós Pedro da Gama Pantoja 991245750 Cama/Rede 12 Pessoas   R$ 30,00 R$ 60,00
Redário Bosque do Seringueiro Donildo 991098766/991742007/991007179 Rede 12 Pessoas R$ 30,00    
Mini Pousada Floresta Viva Djalma Lopes dos Santos (93) 992088896 Rede 13 Pessoas      
Restaurante e Redário do Bata Maria do Socorro Rodrigues (93) 991138458 Rede 14 Pessoas      
Maloca da Nice Iranice Rodrigues Fonseca (93) 992108290          
JAGUARARI Redário do Paulo João Nonato M. da Rocha 992096039 Rede        
Redário do Aldinei Gentil Aldinei de Sousa Gentil 991056996 Rede        
Redário da Dona Olgacy Olgacy Neves de Farias 99131530 Rede        
PIQUIATUBA Pousada Familiar Piquiá Remerson Castro Almeida 991150662/992245766 Cama/Rede   R$ 20,00 R$ 40,00 R$ 60,00
MARAI Pousada Familiar Marai Maria de Ramos   Rede        
SÃO DOMINGOS           SEM REDE COM REDE  
Redário Valy da Preguiça Marivaldo D. da Silva 991364206 Rede 8 Pessoas R$ 20,00 R$ 25,00  
Redário Serengueira Edinelson Souza Vieira 991159112 Rede 5 Pessoas R$ 20,00 R$ 25,00  
Redário Tarzan da Floresta Luiz Antonio 992090390 Rede 8 Pessoas R$ 20,00 R$ 25,00  
btn topo

Orientações

Ao acessar a Floresta Nacional do Tapajós aproveite sua visita e colabore com a conservação dos recursos naturais.

 

LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES

 

Áreas Naturais apresentam riscos, tais como afogamento, animais peçonhentos, entre outros, sendo o visitante o maior responsável pela sua própria segurança.

O visitante deve planejar sua visita, zelar por sua segurança, cuidar dos locais visitados, trazer todo seu lixo de volta, não deixar nada na unidade de conservação, ser cortês com os servidores da área, com os outros visitantes e com a população de moradores, entre outros. O Turismo é de Base Comunitária, sendo todas as atividade organizadas pelos moradores da FLONA, portando, o visitante deve seguir as regras de convivências das comunidades.

O visitante deverá tomar ciência do termo de conhecimento de riscos, o qual está disponível também na versão impressa para leitura obrigatória nas bases do ICMBio. Ao assinar o formulário de monitoramento da visitação o visitante declara ter ciência do termo de conhecimento de risco. Em caso de urgência entre em contato com a nossa equipe nas bases ou ligue para (93) 35220564.

 

 ORIENTAÇÕES AOS TURISTAS E VISITANTES

 

  • Ao entrar na unidade dirija-se às bases e identifique-se, leia o Termo de Conhecimento de Risco e em seguida assine o formulário de monitoramento da visitação nas bases de entrada na UC;
  • A visitação no igarapé do Jamaraquá (área da ponte) encontra-se suspensa por tempo indeterminado, devido a embargo administrativo, degradação da área no entorno do igarapé e para garantir a segurança do visitante;
  • A captura, coleta, pesca e transporte de material biológico (animais, folhas, flores, sementes etc.) da unidade, somente é permitida com a prévia autorização do órgão gestor;
  • Mantenha o ambiente limpo e não deixe seu lixo no igarapé e nas praias;
  • Não faça fogueira nas margens do igarapé;
  • Utilize apenas as trilhas autorizadas com guias comunitários. Procure o coordenador de turismo da comunidade;
  • Não estacione e circule com veículos nas praias e próximo a igarapés (Lei Municipal-Belterra/PA nº 209, de 09 de dezembro de 2011);
  • A velocidade permitida para os veículos nas vias de acesso e nas comunidades é 40 Km/h;
  • Evite som em alto volume, pois pode perturbar a fauna e os moradores;
  • Não escreva nomes, datas ou sinais nas pedras, árvores, imóveis, placas ou outros bens da FLONA.

  Art. 225 da Constituição Federal de 1988: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".

 Apoio ao Pesquisador

As atividades com finalidades didáticas e científicas, realizadas no interior de Unidade de Conservação Federal, deverão ser cadastradas e autorizadas pelo Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade - SISBIO. Para efetuar seu cadastro e conhecer mais o sistema, acesse: http://www.icmbio.gov.br/sisbio/.

Pesquisadores devidamente autorizados pelo ICMBio e pelos demais parceiros responsáveis pelos alojamentos, poderão utilizar, dependendo da disponibilidade, as seguintes estruturas na FLONA do Tapajós:

• Alojamento km 83, BR-163: depende da autorização dos indígenas e Funai;

• Alojamento LBA/INPA km 84, BR-163: depende de autorização do INPA, indígenas e Funai.

Para maiores informações acesse: IN ICMBio N° 03/2014Manual de Procedimentos para Cadastro de Atividade Didática e Científica na UC.

Seja bem-vindo à Floresta Nacional do Tapajós!

Quantidade de Pessoas

Quantidade de Condutores

Preço R$             

1

1

R$ 80,00

2 a 5

1

R$ 100,00

5 a 10

2

R$ 200,00

...

...

...

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}
btn topo