Pesquisa Científica

As atividades com finalidades didáticas e científicas, realizadas no interior de Unidade de Conservação Federal, deverão ser cadastradas e autorizadas pelo Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade - SISBIO. Para efetuar seu cadastro e conhecer mais o sistema, acesse: http://www.icmbio.gov.br/sisbio/.

Pesquisadores devidamente autorizados pelo ICMBio e pelos demais parceiros responsáveis pelos alojamentos, poderão utilizar, dependendo da disponibilidade, as seguintes estruturas na FLONA do Tapajós:

• Alojamento km 83, BR-163: depende da autorização dos indígenas e Funai;

• Alojamento LBA/INPA km 84, BR-163: depende de autorização do INPA, indígenas e Funai;

Para maiores informações acesse: IN 03/2014 e o Manual de Procedimentos com as orientações para a realização de atividades científicas e didáticas na UC.

Eventos Flona Tapajós

I SEMINÁRIO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

A Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, unidade de conservação federal, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Pará, realizou nos dias 24 e 25 de novembro de 2011, no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém/PA, o I Seminário de Pesquisas Científicas da unidade.

Anais do I Seminário de Pesquisas Científicas da Floresta Nacional do Tapajós

 

II SEMINÁRIO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

Em 2014 a UC completou 40 anos de criação e como parte das comemorações, realizou nos dias 20 e 21 de novembro de 2014 – no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará – o II Seminário de Pesquisa Científica da Floresta Nacional do Tapajós, com o tema "40 anos da Floresta Nacional do Tapajós: Gestão, Ciência e Desenvolvimento Comunitário", e subtemas relacionados a atividades produtivas que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores residentes na Unidade.

O objetivo do evento é criar um espaço de debate, troca de ideias e saberes,a partir da divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos na UC, entre os atores envolvidos na gestão da Floresta Nacional do Tapajós - Instituições governamentais, pesquisadores, estudantes, sociedade civil organizada e população tradicional.

Anais do II Seminário de Pesquisas Científicas da Floresta Nacional do Tapajós

 

III SEMINÁRIO DE PESQUISA DA FLONA DO TAPAJÓS E I DA RESERVA EXTRATIVISTA TAPAJÓS ARAPIUNS

Ocorreu nos dias 07 e 06 de dezembro de 2017, no Campus Tapajós da Ufopa em Santarém/PA, o III Seminário de Pesquisa da Floresta Nacional do Tapajós e I Seminário da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns. O evento envolveu mais de 400 pessoas.

Uma realização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Embrapa Amazônia Oriental, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Rede Amazônia Sustentável (RAS), Federação Das Organizações e Comunidades Tradicionais da Flona do Tapajós e Tapajoara.

O Tema do evento foi "A ciência aplicada aos desafios de gestão da Flona do Tapajós e da Resex Tapajós Arapiuns"

O evento faz parte das ações do Projeto de Gestão Integrada "O Rio que nos Une", no âmbito do Programa ARPA. Contou com o patrocínio da Tramontina, Rede Amazônia Sustentável e Cooperativa Mista da Flona do Tapajós.

Durante o evento a comunidade científica (professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação) apresentaram os resultados das pesquisas científicas realizadas nas referidas Unidades de Conservação –Ucs. Além disso, moradores das UCs e demais profissionais apresentaram seus trabalhos em formato de Relatos de Experiências Técnicas e Populares. Foram mais de 100 trabalhos apresentados na forma de pôsteres.

Segue abaixo o Anais com os resumos dos trabalhos apresentados no seminário.

ANAIS III Seminário de pesquisa FLONA do Tapajós e I Seminário de Pesquisa RESEX Tapajós Arapiuns

 CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO