Parque Nacional Marinho dos Abrolhos recebe Cruzeiro Costa Leste - edição 2012

Estiveram visitando o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos entre os dias 21 a 23/07, cerca de 18 velejadores do Costa Leste, que é um cruzeiro bienal ao longo da costa leste do Brasil (Rio - Salvador).

Costa Leste 2012Esta atividade é organizada pela Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (ABVC) e acontece há mais de nove anos com enorme sucesso. O principal objetivo é levar veleiros de comandantes iniciantes integrados em flotilha com outros, de maior experiência, pela costa, com segurança. O Comodoro, que é quem organiza a frotilha, neste ano foi Comandante Eduardo Moura, do Veleiro Bearship, do Aratu Iate Clube, de Simões Filho, Bahia.
 
Na passagem por Abrolhos os velejadores almoçaram com o chefe do PNM Ricardo Jerozolimski, com a Dra. Silvana Canuto, Diretora de Planejamento, Administração e Logística (DIPLAN) e com o Coordenador Regional da CR 7, Apoena Calixto.  A visita teve ainda participação da Marinha do Brasil, que levou os velejadores para conhecer o histórico Farol de Abrolhos, construído em 1861, no Reinado de D. Pedro II e que continua em funcionamento na Ilha Santa Bárbara. Junto com os monitores ambientais do ICMBIO, os velejadores estiveram na Ilha Siriba e fizeram mergulho na área do PNM.  
 
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, criado em 1983, foi o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil. Está localizado a cerca de 70 km da cidade de Caravelas (BA) e além de proteger a região com maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, é conhecido por receber anualmente as exuberantes baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae), que aproveitam suas águas quentes e rasas para se acasalar e reproduzir. É composto pelas Ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara (sob jurisdição da Marinha).
 

Fonte: Parque Nacional Marinho dos Abrolhos