Parque Nacional Marinho dos Abrolhos relança o Programa Comunnidade em Abrolhos

Neste dia 05 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos relançou o seu Programa Comunidade em Abrolhos
Comunidade em Abrolhosde uma maneira muito emocionante, pois os visitantes desta vez foram os comunitários da Reserva Extrativista do Cassurubá, que comemoravam os três anos de criação desta Resex, unidade de conservação que protege importantes áreas de manguezais e considerada berçário da biodiversidade da região dos Abrolhos.
O programa Comunidade em Abrolhos foi criado em 2009 com o propósito de aproximar o público que vive na área de entorno, do cotidiano do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Através de uma visita orientada, cerca de 200 pessoas de Caravelas e redondezas já conhecerem a unidade, aprendendo a sua importância para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais da região.
 
Comunidade em Abrolhos 2Segundo o chefe do Parnam, Ricardo Jerozolimski, que acompanhou a atividade: “neste momento de discussão sobre criação e ampliação das unidades de conservação na região de Abrolhos, foi muito importante poder interagir com os comunitários e perceber o interesse de todos em proteger a unidade, pois a maioria dos visitantes desta vez eram pescadores e pescadoras artesanais que, além de se emocionarem com a beleza do lugar, compreenderam a necessidade da proteção deste ambiente tão rico”.
 
Apesar de morarem tão próximos, a maioria dos presentes contou que ainda não conhecia o Parnam. Outros, principalmente pescadores mais antigos, relembraram momentos vividos na região e chamaram a atenção para a oportunidade de estarem recebendo uma atenção diferenciada, pois desta vez viajaram e estavam sendo recebidos como turistas, algo novo para muitos deles.
 
A Marinha do Brasil foi parceira na atividade e após almoço coletivo, convidou a todos para conhecer o Farol, importante auxilio visual para a navegação na região, construído em 1861, no Reinado de D. Pedro II e está em funcionamento na Ilha Santa Bárbara, a maior ilha do arquipélago de Abrolhos.
 
A Lancha Black Tuna também contribuiu para o sucesso da atividade. Neste ano o Programa Comunidade em Abrolhos conta com a parceria da organização Ecomar Brasil através do Projeto “Encantamar: Educando seu Olhar para construir seu Lugar”, que tem o patrocínio do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e junto com o Parque está coordenando as ações do Programa na região.

FONTE: PNM dos Abrolhos