Programa Professores no Parque 2012

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e a Ecomar, em parceria com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado, promoveram no Centro de Visitantes em Caravelas, entre os dias 13 e 17/08 a primeira etapa do Programa Professores no Parque - Edição 2012.

Professores no parque 2012 redNeste ano participaram das atividades 40 professores e coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino, além de técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação, alunos de graduação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e servidores da Secretaria Estadual de Educação. Além de palestras sobre diversos temas, como Gestão de Unidades de Conservação, Sustentabilidade, Educomunicação, Artes, e Elaboração de Projetos, aconteceram aulas de mergulho, visitas ao Viveiro de mudas do CEPENE, vivência na Trilha do Marobá, visitas à comunidades da Resex do Cassurubá e Debates no Colégio Polivalente de Caravelas sobre a Relação Escola e Comunidade e também sobre a atuação do Ministério Público na Defesa do Meio Ambiente, com o Dr. Fábio Fernandes Corrêa, do Ministério Público Estadual  - Núcleo Mata Atlântica.
Professores no parque 2012 2 red
Além da formação presencial, todos os participantes do Programa devem produzir e implementar Projetos tendo como base os conhecimentos adquiridos relacionando-os como o tema: “Caminhos para a Sustentabilidade Socioambiental no Território”. No término do programa acontece um novo encontro presencial onde são partilhadas as experiências e resultados dos projetos desenvolvidos.
 
Este Programa está fundamentado no Plano de Manejo e de Uso Público desta Unidade e existe desde 2004. Ao longo desses anos, mais de 300 educadores já foram contemplados com o Programa e tiveram oportunidade de conhecer o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos num contexto diferenciado, recebendo informações e vivências práticas sobre a importância da sociobiodiversidade da região e ainda desenvolvendo projetos de intervenção sócio-educativas nos municípios parceiros do Programa.
Professores no parque 2012 3 red
Neste ano de 2012 o PPP está acontecendo com apoio do Projeto “Encantamar: Educando o Olhar para Construir seu Lugar”, executado pela ECOMAR com recursos do Ministério da Justiça/Secretaria de Direito Econômico/Fundo dos Direitos Difusos, além de outros parceiros, como o Movimento Cultural Arte Manha, o Cine Clube Caravelas e o Movimento de Arte e Comunicação Popular de Caravelas.

FONTE: PNM dos Abrolhos, com imagens do arquivo da ECOMAR