Quem Somos

 

Primeiro Parque Nacional Marinho criado no Brasil em abril de 1983, Abrolhos representa um marco para a conservação marinha no país. Desde então, 87.943 hectares da Unidade de Conservação ajudam a proteger a região com a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul. Sob a administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, o Parque possui dois polígonos: um que protege o arco de recifes costeiros localizado entre os municípios de Alcobaça e Prado abrangendo o Recife de Timbebas; e outro a cerca de 70 quilômetros da costa, que engloba o Arquipélago dos Abrolhos - composto pelas ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara, esta última excluída dos limites do parque e sob jurisdição da Marinha do Brasil e o Parcel dos Abrolhos, contendo um complexo de milhares de chapeiões, estruturas recifais únicas encontradas somente na região do Banco dos Abrolhos.

O Arquipélago de Abrolhos causou curiosidade a Charles Darwin, que o visitou em 1832. Além de resguardar porção significativa do maior banco de corais e da maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, o Parque protege o principal berçário das baleias jubarte no Atlântico Sul que migram para o Banco dos Abrolhos para ter seus filhotes. É também a única região do planeta onde é possível encontrar o coral Mussismilia braziliensis, conhecido como coral cérebro por seu aspecto peculiar. Espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção - como as tartarugas de couro, cabeçuda, verde e de pente - também se refugiam no Parque, além de aves marinhas como a grazina do bico vermelho, os atobás branco e marrom, as fragatas, beneditos entre outros, incluindo pequenas aves migratórias do Hemisfério Norte. Um levantamento da biodiversidade da região registrou aproximadamente 1.300 espécies, 45 delas consideradas ameaçadas, segundo listas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Dados de monitoramento pesqueiro mostram que a pesca nas regiões vizinhas ao Parque movimenta mais de R$ 100 milhões por ano, o que representa 10% da receita da atividade no Brasil. A Unidade assegura a procriação das espécies contribuindo para a manutenção da pesca nas regiões vizinhas, que é o meio de subsistência para cerca de 20 mil pessoas na região. O turismo é outra expressão da importância econômica da unidade, o fluxo turístico gerado pelo Parque garante centenas de empregos em hotéis, pousadas, restaurantes e demais atividades ligadas ao setor. Segundo dados do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), o turismo representa 20% do PIB dos municípios da Costa das Baleias, zona turística correspondente ao litoral do extremo sul da Bahia. Pesquisas da BAHIATURSA apontam que mais de 90% dos turistas que visitam a região tem como motivação principal os atrativos naturais. As águas claras de temperatura amena, naufrágios e a rica fauna marinha fazem do Parque dos Abrolhos o atrativo natural mais importante da Costa das Baleias.

 

Conheça a equipe do ParNaMAR dos Abrolhos

 
CARGO

 

NOME

 

EMAIL

Analista Ambiental

Chefe da Unidade

Fernando Pedro Marinho Repinaldo Filho O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Analista Ambiental

Chefe Substituto

Aristides Guimarães Salgado Neto O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico Administrativo Edson da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Bolsista Apoio Técnico Científico

GEFMar/FUNBIO

Luana Manzione Ribeiro O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Bolsista Apoio Técnico Científico

GEFMar/FUNBIO

Lucas Cabral Ferreira lage O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marinheiro José Bernardo Gomes de Jesus  
Marinheiro Lourival Muniz Cajueiro  
Monitor CV Erley Cruz de Jesus O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Monitor CV Marcos Antonio Monteiro dos Santos (Marquinhos)  
Monitora CV Maria Aparecida Macario de Oliveira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Monitora Ilha Barbara dos Santos Figueiredo  
Monitora Ilha Maria Bernardete Silva Barbosa (Berna)  
Secretaria Dalila Barbosa Ferreira Dias  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Serviços Gerais Antonio Carlos Mandiba Cajueiro  
Vigilante Alexandre Cruz dos Santos  
Vigilante Alexsandro Lima de Souza  
Vigilante Grinaldo Lemos Figueiredo  
Vigilante José Luiz da Silva Souza  
Vigilante Luciano Assis Lemos  
Vigilante Manoel Silva Marcelino  
Vigilante Marcos Antonio da Silva Alves  
Vigilante Milton Rangel