CONPARNA CAPARAÓ DEBATE PLANO DE MANEJO E CRIA CÂMARA TEMÁTICA DE VISITAÇÃO E TURISMO

Alto Caparaó (12/03/2016) - O Conselho Consultivo do Parque Nacional do Caparaó - CONPARNA CAPARAÓ realizou sua primeira reunião ordinária em 2016 no último dia 10/03/2016, em Alto Caparaó - MG. Na ocasião o colegiado debateu os desafios e oportunidades para a implementação e monitoria do novo instrumento de gestão da Unidade de Conservação e as ações prioritarias do CONPARNA para 2016.

Anderson Nascimento, chefe do Parque Nacional do Caparaó, apresentou os novos atrativos turísticos previstos no documento e discorreu sobre a estratégia que a gestão da UC irá adotar para alcançar resultados de estruturação e gestão das áreas de interesse turístico da Unidade.

 Segundo o gestor "o Parque vem dialogando de maneira propositiva para a consecução de parcerias com os Estados (ES e MG), municípios e organizações da sociedade civil da região do Caparaó e aposta no desenvolvimento de negócios e serviços de apoio à visitação  previstos no novo plano como forma de complementar recursos públicos necessários à estruturação e gestão do PNC".

Um dos destaques foi à formação da Câmara Temática de Visitação e Turismo do PNC, instância interna do CONPARNA de apoio à gestão, responsável por propor parcerias, ações e projetos voltados para a estruturação e gestão das áreas de interesse turístico do Parque Nacional do Caparaó e sua Zona de Amortecimento.

A Câmara temática foi constituída com representações das principais instâncias de governança do turismo regional e do Trade Turístico e contará com a participação da SETUR- ES e SETUR –MG, além de órgãos de assessoramento técnico com expertise na modelagem de negócios em Unidades de Conservação, que serão convidados a contribuir com as atividades da Câmara Temátca.

Participaram da reunião representando o estado do Espírito Santo, a gerente de negócios e serviços turísticos da Secretaria de Estado de Turismo – SETUR - ES, Danielle Nogueira e pelo Estado de Minas Gerias, Mariana Rocha, Assessora da Superintendência de Estruturas de Turismo da SETUR – MG.

Na ocasião o CONPARNA também revisou seu Plano de Ação 2015/2016, redimensionando e priorizando as ações para o ano corrente diante do atual cenário institucional e dos novos desafios do colegiado.

O Conselho Consultivo voltará a se reunir ordinariamente em maio, quando dará prosseguimento às discussões e proposições para a implementação do novo Plano de Manejo.