VOLUNTARIADO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

VOLUNTARIADOVoluntários PNC - 2018 

Estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado do Parque Nacional do Caparaó – ES/MG. São oferecidas 36 vagas no período de 31 de maio de 2018 a 09 de setembro de 2018 para trabalho voluntário na linha de Uso Público da Visitação. O Programa será realizado em 03 turmas, na modalidade de média duração (Programa mensal), com atividades junto às Portarias de Alto Caparaó – MG e Pedra Menina – ES.

 

O objetivo é integrar a sociedade ao trabalho da Unidade de Conservação proporcionando experiências práticas a estudantes universitários, colaboradores e moradores do entorno em diferentes atividades de gestão do Uso Público  durante período de alta temporada, quando as demandas aumentam significativamente, principalmente aquelas relacionadas à visitação.

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no Plano de Manejo do Parque Nacional do Caparaó, assim como no planejamento a ser realizado pela Coordenação do Programa de Voluntariado da Unidade de Conservação para o período.

 

ATIVIDADES PREVISTAS:

a) Apoio à recepção, triagem e orientação de visitantes no portais de acesso e Centros de Visitantes, localizados em Pedra Menina - ES e Alto Caparaó - MG;

b) Realização de atividades de Educação Ambiental no âmbito da Campanha "Nosso Parque Limpo" com foco na orientação do visitante para uma conduta consciente no interior da Unidade de Conservação;

c) Aplicação de protocolos de monitoramento da visitação;

d) Condução ou acompanhamento de grupos da visitação escolar;

e) Realização de palestras, oficinas, atividades lúdicas e educativas, com conteúdo ambiental em atendimento às atividades de visita escolar ou comunitárias;

f) Aplicação de entrevistas de perfil e satisfação dos visitantes;

g) Avaliação de trilhas e levantamento de dados;

h) Apoio ao manejo e sinalização de trilhas e outras áreas de uso público, como áreas de camping, centros de visitantes, entre outros.

i) Apoio ao ordenamento do Uso Público em trilhas, acampamentos e atrativos.

j) Apoio ao desenvolvimento de ferramentas para divulgação e comunicação social, como folhetos, panfletos, mapas, guias para visitação, materiais de interpretação ambiental, entre outros.

k) Organização de banco de imagens da unidade de conservação;

l) Planejamento e execução de cursos e palestras para condutores, operadores de transporte de visitantes ou parceiros.

 

INSCRIÇÕES.

 

As inscrições deverão ser realizadas obrigatoriamente nos prazos estabelecidos no item 05 do edital  para cada turma. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição  e enviar junto com currículo (no máximo duas laudas) para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o assunto "Inscrição Voluntariado Caparaó 2018".

 

 

ATENÇÃO AO CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES E CONFIRMAÇÃO, DEFINIDOS PARA CADA TURMA.

 

PARTICIPE DE NOSSO TRABALHO! SEJA UM VOLUNTÁRIO DO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ!

 

 ACESSE e baixe o EDITAL e :

Edital 2018
Setinha
Ficha de Inscrição
Setinha
Termo de Adesão
Setinha

 

 

 

 

RESULTADOS (2018):

RESULTADO 1ª TURMA  (31 de maio a 23 de junho)   Setinha      

 

 

 

Mais informações:

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

Vale Verde, Zona Rural – Alto Caparaó/MG.

CEP: 36.979-000

Telefone:

(32) 3747 – 2943, Sede administrativa

(32) 3747 – 2086, Portaria Alto Caparaó/MG.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.