Estudo Identifica Novos Morcegos

Alto do Caparaó-MG (29/07/2012) - Um estudo inédito vai apontar o número de espécies de morcegos que habitam os fragmentos de Mata Atlântica do Parque Nacional do Caparaó, que fica na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo. O levantamento inédito é feito pelo professor de zoologia da Faculdade Vale do Carangola (Favale) – Unidade Associada a UEMG, Alessandro Brinati, e deve ficar pronto no fim do ano que vem. Até lá, além das espécies, o pesquisador quer analisar os hábitos alimentares dos mamíferos.

O relatório preliminar do estudo, que começou em meados do ano passado, identificou oito novas espécies de morcegos para a área do parque. Desse total, duas sequer foram identificadas e podem se tratar de um novo registro do mamífero para a região ou no Estado.

Os animais são capturados por meio de redes armadas em dois pontos estratégicos do parque, e depois de analisados, os animais são soltos novamente. As armadilhas são instaladas sempre no período de 18 horas à meia-noite e a cada 15 minutos são conferidas.

Fonte: R7 Notícias