destaque parnacaparao2

Atrativos

Conheça os principais atrativos do Parque Nacional do Caparaó distribuídos nos dois roteiros turísticos:

Cachoeiras

 
Cachoeira BonitaLocalizada no rio José Pedro a uma altitude de 1.750m, encontra-se nas proximidades do acampamento da Tronqueira e a cerca 5,5km da Portaria de Alto Caparaó. O rio José Pedro constitui o marco divisório entre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. O acesso é realizado primeiramente por estrada e, posteriormente, por trilha que parte desta, sendo viável durante todo o ano.
O atrativo é formado por cachoeira com cerca 80m de queda, subdividida em dois degraus principais. Para atingi-la, deve-se percorrer uma trilha com cerca 300m de comprimento, fácil de ser percorrida, com escada de cimento e corrimão. A meio caminho da trilha existe um mirante natural, com plataforma de madeira. Ao longo da trilha e no entorno da cachoeira é formado por vegetação de floresta e campo de altitude.

Comportamento do visitante:

Devido ao fácil acesso é umdos locais mais visitados do Parque, tanto pelas pessoas que acampam na Tronqueira, como pelos visitantes de um dia. A cachoeira recebe visitação em todas as estações do ano, já que além de ser procurada para banhos no verão, encontra-se próximo do acampamento da Tronqueira e, portanto, do acesso ao Pico da Bandeira, oferecendo bela paisagem.
As atividades realizadas no local são principalmente os banhos de cachoeira e contemplação.
Cachoeira da FarofaCom acesso a partir da Portaria de Pedra Menina, da qual dista cerca de 6km, a cachoeira localiza-se no rio São Domingos. O acesso é realizado primeiramente por estrada parcialmente pavimentada e a partir dela o percurso é feito por curta trilha, de fácil acesso. Atrativo de grande interesse pela beleza da paisagem e diferentes tipos de formações vegetais no entorno, consiste em uma série de quatro cachoeiras associadas a poços de água muito límpida. O entorno é formado por vegetação de floresta e campo de altitude.

Comportamento do visitante:

A visitação ocorre preferencialmente nos meses de verão. As atividades no local restringe-se basicamente à recreação em banhos de cachoeira.
Atrativo que pode ser alcançado a partir da Portaria de Pedra Menina (ES) por estrada parcialmente pavimentada (cerca de 4km). A partir daí, percorre-se trilha com cerca de 1km.

Cachoeira do AurelioCachoeira formada pelo rio São Domingos, com sequência de quedas e poços. Ao longo da trilha de acesso, encontram-se diferentes formações vegetais como floresta de porte baixo, campo de altitude e trechos alagados, especialmente nos meses chuvosos, com vegetação dominadapor samambaias.

O local é de grande interesse paisagístico devido à cachoeira de consideráveis proporções, mas também devido à diversidade de tipos de vegetação no caminho de acesso, alguns dos quais, no entanto, de grande fragilidade, especialmente por encontrarem-se sobre solo alagado.

Comportamento do visitante:

O local recebe usualmente os visitantes que acampam na área da Macieira, além de visitantes de um dia. Nesse caso, a atividade recreativa, realizada é a caminhada, já que a área não é área apropriada para banhos (dificil acesso), mas apenas para a observação da paisagem.

Vale EncantadoVale formado pelo Rio José Pedro, a montante da Cachoeira Bonita, estando localizado a cerca 500m do acampamento da Tronqueira, em bifurcação da trilha que leva ao Pico da Bandeira (S20o24’38,8”; WO41o40’04.1”). Encontra-se a cerca de 7km da Portaria de Alto Caparaó, sendo acessado primeiramente por estrada transitável durante todo o ano e, posteriormente por trilha.
O vale é formado por diversas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais e pode ser atingido facilmente por trilha com cerca de 400m, ou 10 a 15 minutos de caminhada. A vegetação do entorno é formada por campos de altitude com ocorrência de arbustos e, nos afloramentos rochosos, campos rupestres.

Comportamento do visitante:

Local que recebe visitação bastante expressiva especialmente no verão para banhos e caminhadas – atividades recreativas. No entanto, como está no caminho para o Pico da Bandeira, também ocorre visitação no período de inverno.
Vale VerdeLocalizada no Rio Caparaó, na proximidade da administração do Parque e a cerca de 800m da Portaria de Alto Caparaó. O acesso ao local é possível, inclusive para automóveis de passeio,
em qualquer época do ano. Consiste em série de cachoeiras e poços naturais ao longo do Rio Caparaó, envolvidos por mata ciliar. O entorno é formado por vegetação secundária de Mata Atlântica com dossel a cerca de 15-20m de altura, em estado médio de regeneração. Situa-se em região de baixa altitude, em torno de 1200 metros, quando comparado a outras porções do Parque.

Comportamento do visitante:

É dos locais mais procurados do Parque, especialmente para visitas de um dia, recebendo grande afluxo de pessoas nos finais de semana e feriados, podendo chegar à marca das 200 pessoas diárias. Utilizado especialmente no verão, entre os meses de novembro e fevereiro, pela população da região para banhos de cachoeira e sol, realização de piqueniques e churrascos. Poucas destas pessoas costumam aventurar-se na mata do entorno e aquelas que o fazem percorrem um pequeno caminho, a Trilha do Jacu a ser apresentada posteriormente. As atividades resumem-se àquelas recreativas.

Condições dos equipamentos facilitadores:

O local possui infra-estrutura para a realização de churrascos e piqueniques

ACAMPAMENTOS

Casa QueimadaLocaliza-se na porção do Espírito Santo do Parque, a cerca de 9km da Portaria Pedra Menina (S20o27’28,7”, WO41o48’31.6”). O acesso é feito por estrada parcialmente pavimentada. Consiste em área de acampamento localizada em platô a 2.160 m de altitude, com vegetação predominante de campos de altitude. No local há vestígios de antigo abrigo de pedra, além de contar com facilidades, tais como sanitários, láva-pratos, chuveiros frios, mesas e bancos, além de Posto de Guarda.

Comportamento do visitante:

Local com demanda de visitantes que pernoitam no local para ir ao Pico da Bandeira ou conhecer os atrativos próximos e outros que utilizam o local como passagem para acessar o Pico.

 

Acampamento a 1800m. de altitude e que pode ser atingido por 3,3 km de estradas a partir da entrada de Pedra Menina (ES), estando próximao ao Rio São Domingos (S 20o28’51.9”, W O41o49”45.1”).

Comportamento do visitante:

Utilizado para acampamento e visitação às cachoeiras próximas (Sete Pilões e Aurélio).
TerreiraoLocalizada no último platô anterior ao Pico da Bandeira, o acesso é feito somente a pé, distando cerca de 3,7 km do acampamento da Tronqueira. Consiste em grande área de acampamento que conta com facilidades como banheiros, lava-pratos, tanques e lixeiras, além de abrigo de pedra e casa de guarda.

Comportamento do visitante:

Equivalente ao descrito para a área de acampamento da Tronqueira.

Terreirão: infra-estrutura e equipamentos de apoio

Infra-Estrutura / EquipamentosDescrição
Banheiro Masculino

3 pias, 3 sanitários, 1 mictório, 2 chuveiros frios com vestiário acoplado, 3 prateleiras de granito

Banheiro Feminino

3 pias, 3 sanitários, 2 chuveiros frios com vestiário acoplado, 3 prateleiras de granito

Lava-Pratos

3 pias para lavar pratos

Lava-Roupa

1 tanque para lavar roupas

Lixeiras

3 tambores

Casa de Guarda

Casa em dois andares com sala, cozinha, banheiro e dois quartos, equipamento de rádio e utensílios. É utilizada como sede para os funcionários de guarda, manutenção e fiscalização

Abrigo em Pedra

Abrigo construído em pedra com cerca 40 m2 em cômodo único com 2 janelas e porta de madeira.

Localizada a cerca de 6km da Portaria de Alto Caparaó, a área é alcançada por estrada de terra transitável durante praticamente todo ano para automóveis e/ou veículos tracionados, (S 20o24’35.4”, WO 41o50’16.9”). Consiste em área de acampamento com cerca 1000m2, a qual conta com facilidades como sanitários, chuveiros, lava-pratos, tanques, lixeiras, mesas e bancos. Há também um mirante no local, do qual pode-se avistar cidades próximas como Alto Caparaó, Alto Jequitibá e Manhumirim, além de outras cidades próximas.

Comportamento do visitante:

O local é utilizado para acomodação dos usuários que vão ao Pico da Bandeira ou visitam outras áreas do Parque, permanecendo neste mais de um dia. Recebee também visitantes de um dia para observação do mirante e percorrer as trilhas.

Condições dos equipamentos facilitadores:

Existe área para estacionamento com vagas não delimitadas que comporta cerca 50 automóveis (20o 24’24.5”, 41o 50’13.4”). Nesta área há dois quiosques e duas bicas de água corrente.
 
Tronqueira: infra-estrutura e equipamentos de apoio
Infra-Estrutura / EquipamentosDescrição
Banheiro Masculino

3 pias, 2 sanitários, 2 chuveiros frios, mictório grande

Banheiro Feminino

3 pias, 3 sanitários, 2 chuveiros

Lava-Pratos

3 tanques para lavar pratos

Lava-Roupa

1 tanque para lavar roupas

Mesas e bancos

9 unidades em madeira

Lixeiras

Tambores dispersos pelo camping

Quarto / Deposito

Pequeno cômodo, entre os banheiros, utilizado para descanso e preparação de alimentos pelo funcionário de plantão no local

Quiosque

4 unidades. Circulares com mesa ao centro e bancos, localizadas na área de Estacionamento e próximo ao mirante.

Bicas

2 unidades. Bicas de água corrente sobre construção de alvenaria.

Mirante

De pedra. Fica na área de acampamento, tendo vista para o Vale do Caparaó

* Salientamos que é proibido o uso dessa área, bem como de qualquer outra no interior do Parque, para a prática de voo livre, por questões de segurança, falta de infra-estrutura, além de não estar previsto no Plano de Manejo da Unidade.

CENTRO DE VISITANTES

Centro de Visitantes-ESSituada na Zona de Uso Especial do Parque Nacional do Caparaó. O Centro de Visitantes conta com espaço disponível para exposições, formado pelo salão de ingresso e mezanino, equipado para a apresentação de filmes e vídeos. Conta também com espaço para exposições de artesanatos e iguarias das comunidades, loja de souvenir.

Centro de Visitantes-MGSituada na Zona de Uso Especial do Parque Nacional do Caparaó. O Centro de Visitantes conta com espaço disponível para exposições, formado pelo salão de ingresso e mezanino, e auditório para 64 pessoas, equipado para a apresentação de filmes e vídeos. No lado externo há três banheiros, um masculino outro feminino e outro para deficientes físicos. Conta também com espaço para exposições de artesanatos e iguarias das comunidades, loja de s0uvenir, lanchonete

OUTROS

Gruta do JacuTrilha com cerca 200m de comprimento e 1m de largura em seu início que inicia em escadaria de concreto na área de piquenique do Vale Verde.
Percorre área de mata secundária em estágio médio de regeneração com 15 a 20 metros de dossel, mas com sinais de degradação (presença de bambu e gramíneas). Inicialmente, finalizava na “Gruta do Jacu”. Atualmente, contudo, devido à ação dos visitantes, a trilha desce em direção ao topo da primeira cachoeira deste vale, onde existem alguns poços naturais. O acesso ao local é possível durante todo o ano.

Comportamento do visitante:

Restringindo-se a atividades recreativas, o local recebe grande número de visitantes ou quase todos aqueles que utilizam a área de piquenique do Vale Verde. O público é, portanto, formado por visitantes de um dia.
Condições dos equipamentos facilitadores:
A infra-estrutura restringe-se à escadaria de concreto no início da trilha, em boas condições de uso.
Pedra Duas IrmasMaciço rochoso com cume a 2600m de altitude, localizado nas proximidades do acampamento da Casa Queimada, a partir da entrada de Pedra Menina do Parque e a cerca de 60km da sede do Parque em Alto Caparaó. Para chegar ao local, é necessário percorrer a estrada que leva da Portaria Pedra Menina ao acampamento da Casa Queimada, a qual tem alguns trechos de difícil transposição por automóveis de passeio durante todo o ano. A partir daí, o atrativo deve ser atingido a pé, por trilha com sinalização deficiente. Seu nome provém do formato da montanha, subdividido em duas metades de aspecto muito semelhante. A vegetação local é formada por campos de altitude com grande incidência de gramíneas e bromélias.

Comportamento do visitante:

A trilha estreita, relativamente marcada pelo uso e de acesso relativamente fácil, é usualmente visitada pelas pessoas que acampam na Casa Queimada. A atividade, recreativa, restringe-se à caminhada, embora o local pareça apropriado à prática de escalada.
Fazenda Antônio LeiteLocalizada nas proximidades da Portaria de Alto Caparaó (S20o24’38,7”; WO41o50’10.3”),o acesso é fácil e viável durante todo o ano. Consiste em série de construções que faziam parte da antiga fazenda de café de Antônio Leite, a maior das quais é utilizada atualmente como depósito de materiais do Parque, além das facilidades para efetuar manutenção e conserto de carros. No local estão ainda presentes a sede da fazenda, o paiol, o pátio para secagem do café, o curral, o moinho de pedra e uma moenda de cana.
A área é envolvida por vegetação de mata secundária entremeada por remanescentes das plantas cultivadas na fazenda, como café e algumas árvores frutíferas.
Comportamento do visitante:
Funcionava até recentemente como a sede administrativa do Parque, não sendo utilizada para atividades de uso público.

PICOS

Pico da BandeiraPonto culminante da região, com 2.892m de altitude. É o terceiro ponto mais alto do Brasil. Do local pode-se ter agradáveis vistas, inclusive de cidades, bem como dos pontos mais elevados da Serra do Caparaó como por exemplo: Pico do Cristal, Pedra Menina, Pico do Calçado, etc. O cume é constituído por rochas e abaixo delas encontramos vegetação típica de campo de altitude.
O Pico da Bandeira é o principal atrativo de recreação do Parque, freqüentado especialmente nos meses mais frios e secos do ano por grande número de pessoas. No caso, a principal atividade realizada é a subida ao Pico durante a noite e madrugada para ver o nascer do sol e, sendo assim, o período preferencial é aquele da lua cheia no mês de julho.  Para quem vai pernoitar, a entrada no parque deve ser realizada até às 18:00 horas, e as áreas disponíveis para acampamento são Tronqueira e Terreirão pela Portaria MG e Macieira e Casa Queimada pela Portaria ES. Lembrando que em caso de pernoite, é necessário realizar a reserva com antecedência.
 
Outra opção é a subida ao Pico durante o dia, com entrada e saída no parque no mesmo dia. Para tanto recomendamos que o visitante inicie a caminhada na Tronqueira cedo. Após o meio dia (12:00) nossa equipe está instruída a não permitir que  visitantes que não estejam acampadados percorram a trilha que parte do Terreirão em direção ao Pico da Bandeira.  
 
O caminho entre a Tronqueira, Terreirão e o Pico é realizado a pé. A primeira parte da trilha, entre a Tronqueira e o Terreirão demora para ser percorrida a pé em média de uma hora e meia a duas horas, considerando pessoas sem carga (mochilas e outros). Já para os campistas que vão acampar no Terreirão e carregam seu equipamento, o tempo de percurso varia entre duas e três horas.

Sendo o principal atrativo do Parque, a trilha está delimitada e rusticamente sinalizada, por meio de setas pintadas em tinta amarela nas rochas, além de estacas de madeira também com a parte superior pintada em amarelo, ao longo do caminho indicando o caminho.

É proibido subir na torre metálica localizada no Pico da Bandeira.

Pico do CalçadoO Pico do Calçado está localizado a sudoeste do Pico da Bandeira, na região das maiores altitudes do Parque (S20o26’24.5”, WO41o47’56.2”). Para atingir o Calçado, pode-se chegar ao Pico da Bandeira e deste continuar por caminhada bastante pesada, a qual dura cerca de 40 minutos a partir do Pico, ou cerca de três horas a partir do acampamento do Terreirão. A trilha é sinalizada rusticamente. A caminhada a partir da Tronqueira é bastante longa e difícil, sendo possível fazer o caminho de ida e volta apenas para excursionistas com certa experiência. Diferentemente, a trilha para o Pico da Bandeira que inicia na Casa Queimada a partir da entrada de Pedra Menina (ES) tem obrigatoriamente de passar pelo Calçado.
Com 2.849m, o Pico do Calçado assemelha-se em vegetação e paisagem ao Pico da Bandeira, permitindo também o avistamento da cadeia de montanhas e dos vales do entorno. Seu nome provém de sua semelhança com um calçado a partir de um dos lados de seu avistamento.
Comportamento do visitante:
O local é visitado por todos aqueles que vão ao Pico da Bandeira a partir da Casa Queimada e por alguns dos visitantes mais experientes acampados no Terreirão e Tronqueira. A atividade atual, recreativa, consiste apenas em caminhadas.
Pico do CristalO Pico do Cristal localiza-se nas proximidades do Pico do Calçado e Pico da Bandeira, estando a sudoeste deste último (S 20o26’24.5”, WO 41o47’56.2”).
Com 2.770 m de altitude,  este maciço que tem seu nome derivado da abundância de quartzo no local faz parte da zona de maiores altitudes do Parque. Apresenta paisagem de extrema beleza, sendo considerado por alguns local mais impressionante que o próprio Pico da Bandeira. A vegetação é formada basicamente por bromélias e lírios sobre afloramentos rochosos.
Para acessar o Pico do Cristal deve-se tomar o caminho que parte da porção final da trilha que leva ao Pico da Bandeira (ponto de entrada do caminho = S 20o25’41.8”, WO 41o48’07.1”). É percurso não delimitado ou marcado pelo uso. A primeira parte do percurso passa por brejosde altitude em local que é praticamente plano e de fácil transposição. Parte deste trajeto possui vegetação de campos alagados sobre solo de turfa, que permanece alagada grande parte do ano e é, portanto, bastante sensível ao pisoteamento. Após este local existem três pequenas lagoas naturais (as Três Lagoas), onde se formam lâminas de gelo nos períodos mais frios. Após este local, há uma outra porção do trajeto em laje de pedra plana e de fácil transposição, seguida por uma pequena descida. A seguir inicia a subida que passa por lajes de pedra íngremes e lisas de acesso difícil e bastante perigoso.
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Outra opção de acesso ao Pico do Cristal é a partir do Pico do Calçado.

Comportamento do visitante:
O caminho é visitado para recreação especialmente por pessoas que ficam acampadas no Terreirão, mas apenas pelos excursionistas mais experientes, devido à não marcação do local e também à dificuldade de transposição do trajeto final.

PORTARIAS

Em construção..

Em construção..