Prevfogo

brigadaIBAMA /PREVFOGO (Centro Nacional de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais) criado em 10 de Abril de 1989, pelo Governo Federal através do Decreto nº 97635/89, de acordo com a demanda e as necessidades de se trabalhar as causas dos incêndios florestais na U.C  (Parque Nacional do Caparaó), nos grandes incêndios ocorridos nos anos de 1995 a 1997, que queimaram grande parte da nossa unidade; principalmente nos Campos de Altitude.  Vira-se a necessidade de buscar maiores conhecimentos a respeito do uso abusivo do fogo no entorno da Unidade de Conservação.

O IBAMA vem com a competência de coordenar as ações necessárias à organização, implementação e operacionalização das atividades relacionadas com a educação, pesquisa, prevenção, controle e combate aos incêndios florestais e queimas controladas.

Nos últimos anos com o levantamento de inúmera incidência dos incêndios, a Unidade de Conservação “Parque Nacional do Caparaó/MG” vem juntamente com o PREVFOGO, capacitando Grupos de Brigadas Temporárias para o combate aos Incêndios Florestais e reciclando alguns funcionários com capacidades em nossa UC.

            O IBAMA/PREVFOGO/PARNA-CAPARAÓ no ano de 2001 a 2003 capacitou e contratou 14 Brigadistas nos períodos mais críticos de riscos de Incêndios Florestais (Junho a dezembro), tornando-se as atividades ao combate aos Incêndios Florestais mais seguras e direcionadas.  Só que esse numero de Brigadistas não foram o suficiente para atenderem as demandas de focos e incêndios no entorno da unidade, por ser uma área de difícil acesso.

            Com o levantamento das novas Prioridades e Ações Propostas para as equipes dentro do “Plano de Prevenção, Controle, e Combate aos Incêndios Florestais” IBAMA/PREVFOGO formalizou a contratação aumentando o Grupo de 14 para 21 Brigadistas capacitados, no período mais crítico de riscos de incêndios  (Junho a Dezembro).  Essa Equipe fortaleceu as atividades de prevenção, controle e combate aos incêndios na U.C. e seu entorno, contribuindo sobremaneira para a redução das queimadas nos últimos anos.

            Com as medidas adotadas, conforme relacionadas no plano em questão, vem conquistando excelentes resultados que garantem a proteção da U.C. – “Parque nacional do caparaó”.

Gerente de Fogo/ParnaCaparaó

Valvino de Paula

DescriçãoBaixar
Área (ha) Queimada no Interior do Parque - 2005  btn down
Área (ha) Queimada no Entorno Raio 1km do Parque - 2005  btn down
Incêndios Ocorridos nos anos de 1999 a 2005  btn down