Voluntariado

ATENÇÃO: A partir de julho de 2018, para voluntariar em Unidades de Conservação ou Centros de Pesquisa geridos pelo ICMBio é necessário se cadastrar e manter atualizado seu perfil de voluntariado aqui:

http://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario

 

 

 

- PROGRAMA DE VOLUNTARIADO NO PNCV

O programa de voluntariado do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - PNCV funciona ao longo do ano, mas sempre de acordo com a capacidade de acolhimento e acompanhamento que a UC dispor em cada período.

Há diferentes áreas tematicas possíveis de atuação. Aqui no PNCV é comum o voluntário ser recrutado para uma área temática (ex: Uso Público) mas se engajar também em outras áreas (ex: pesquisa, restauração). Isso pode ocorrer se houver a disponibilidade da atividade e o interesse do voluntário durante o período de sua permanência.

Na área temática de Uso Público, que mais recebe interessados atualmente no PNCV, os voluntários tem contribuido muito para a qualidade da experiência de visitação nesta UC, tendo sua atuação reconhecida por visitantes, equipe do Parque, condutores de visitantes e por moradores.

Para muitos, a atuação no PNCV é a primeira ocasião em que estas pessoas se engajam em ações de voluntariado. E além de importante para o Parque e para qualidade da visitação, esta experiência também é muito rica para os próprios voluntários. Em função disso temos, neste parque nacional, uma a alta taxa de retorno dos voluntários, assim como o interesse em se voluntariar pela proteção de outros patrimônios naturais em distintas partes do país.

Voluntariar em unidades de conservação é uma ótima forma de exercer a sua cidadania, contribuir para a conservação da natureza, atuar por algo que se acredita, conhecer lugares e pessoas diferentes, além de compartilhar conhecimentos e experiências.

Atuando no PNCV você tem a oportunidade de conhecer e cuidar um pouco mais desta preciosa região do Cerrado, localizada no coração do Brasil.

 

- UM POUCO DE COMO FUNCIONA O PROGRAMA NO PARQUE...

  • Para voluntários que vem de outras cidades, o Parque oferece:

- Alojamento (com cozinha completa e quartos com beliches) ou espaço para barraca;

- Uniforme (camiseta e/ou colete de voluntário) para uso exclusivamente durante os trabalhos;

- Transporte entre o alojamento e o Centro de Visitantes/escritório, ou outros trechos desde que para a finalidade do serviço;

- Certificado (mediante entrega de relatório final no último dia da permanência)

  • Destacamos que é de responsabilidade do voluntário providenciar os itens abaixo, que não estão inclusos no programa (outros itens poderão ser solicitados, a depender da atividade a ser realizada):

- Deslocamento da cidade de origem até o Parque;

- Alimentação;

- Roupas de cama e banho, travesseiro, itens de higiene pessoal e vestuário.

 

- COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO NO PNCV?

Existem duas formas de ingressar no programa de voluntariado do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros:

1. Através da manifestação espontânea do interesse em se voluntariar.

2Por meio de chamadas específicas ou editais 

Detalhamento:

1. Através da manifestação espontânea do interesse em se voluntariar:

Manifestação de interesse por email, e caso haja disponibilidade de acolher o voluntário naquele momento os proximos passos serão combinados por este canal de comunicação.

 2. Chamadas específicas (quando houver chamada aberta será anunciado ao final desta pagina)

O PNCV periodicamente abre chamadas pontuais para atividades ou períodos específicos. Por exemplo, chamada de férias escolares e feriados, quando a demanda de trabalho aumenta significativamente, ou chamadas específicas por atividades como o monitoramento de biodiversidade, mutirões de restauração, ações de educação ambiental junto ao entorno do Parque ou outros projetos específicos.

- DIVULGAÇÃO:

Estas chamadas serão sempre divulgadas aqui no site oficial do Parque.

Podemos eventualmente fazer o uso de mídias sociais do próprio PNCV, como as nossas paginas de facebook e instagram ou de nossos parceiros .Fique atento!

- QUAL A PERMANENCIA MÍMIMA?

Os períodos mínimos de permanência normalmente estarão expressos no próprio formulário da chamada, quando aberta.

A permanencia mínima poderá variar e ser diferente para o caso de ser voluntário local ou de ser voluntário de outras cidades que fique alojado nas estruturas do Parque.

ATENÇÃO!! Para voluntariado que vem pela primeira vez ao PNCV, em feriados, é indispensável que o interessado tenha disponibilidade de chegar com antecedência mínima de 3 dias antes do início do feriadão.

...

Outras dúvidas? Seja objetivo nas suas perguntas e encaminhe um e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

...

CHAMADAS ESPECÍFICAS:   

(novas chamadas de feriadões e férias serão publicadas apenas no 2º semestre)    

       > USO PÚBLICO, ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO:

A atuação será principalmente em atividades relativas às áreas temáticas Uso Público, Administração e Comunicação, mas sempre que possível os voluntários serão convidados a se engajar também em atividades referentes a outras áreas temáticas da gestão do Parque.

Em muitos Parques Nacionais, incluindo o PNCV, feriados e férias escolares representam um aumento expressivo de visitantes e consequentemente aumentam as oportunidades de se voluntariar .

 Nestas áreas temáticas, as atividades principais em que há envolvimento de voluntários são:

-Receptivo aos visitantes e orientações aos mesmos no Centro de Visitantes-CV, nas trilhas e nos atrativos do Parque;

-Monitoramento dos impactos da visitação em trilhas e atrativos (trilhas Saltos, Cânions, Seriema e 7 Quedas (quando aberta à visitação));

-Manejo de trilhas

-Aplicação de questionários sobre a experiência do visitante no Parque E tabulação dos resultados;

-Organização, tabulação e análise de outros dados relativos aos uso publico;

-Elaboração de material de divulgação sobre o Parque e comunicação institucional (possibilidade de uso de mídias sociais);

-Apoio nas ações de gestão do Programa de Voluntariado do Parque (organização de dados, emissão de certificados...)

-Percorrer periodicamente (possivelmente com frequência diária) ao menos uma das principais trilhas do PNCV para: realizar o monitoramento dos impactos da visitação em trilhas e atrativos E para prestar orientações aos visitantes. (Necessário condicionamento físico!)

-Outras atividades administrativas ou de campo que forem necessárias. 

SE INTERESSOU?  AGUARDE NOVA CHAMADA DE USO PÚBLICO PARA OS FERIADOS DO 2º SEMESTRE.

 

       > GESTÃO SÓCIO-AMBIENTAL

       Nesta área temática, e no âmbito desta chamada, os voluntários selecionados irão participar de projeto de Agricultura Sintrópica no ENTORNO do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A atuação será durante o periodo de 12 de maio a 27 de maio de 2018. (incrições encerradas!)

       Os voluntários selecionados nesta chamada irão se engajar nas seguintes atividades principais:

- Participação em Curso Básico de Agricultura sintrópica (sistemas agroflorestais dirigidos pela sucessão natural);
- Curso básico de operação e amolação de ferramentas (facão, enxada, roçadeira costal, motosserra, etc);
- Recuperação de áreas degradadas por meio dos princípios da Agricultura Sintrópica. A recuperação inclui o plantio de espécies nativas e exóticas (área exterma ao PNCV), manutenção de áreas em recuperação em idades variadas.
- Elaboração de projetos de agricultura sintrópica;
- Leitura de textos variados sobre meio ambiente, agricultura sintrópica, manejo ecológico do solo, etc.
- Visita ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros com o tema: impactos dos incêndios sobre as matas ciliares, como recuperar?
- Expedição de campo com mateiro da região para conhecimento das espécies nativas.
- Produção de material didático sobre agricultura sintrópica

- Outras atividades poderão ser propostas e sendo de comum acordo os voluntarios poderão se engajar também. 

Se interessou?   Aguarde novas chamadas.

Quer saber mais sobre o Programa de Voluntariado no ICMBio e conhecer as outras Unidades de Conservação que  recebem voluntários? 

Confira aqui!