Voluntariado

ATENÇÃO: Para voluntariar em Unidades de Conservação ou Centros de Pesquisa geridos pelo ICMBio é necessário se cadastrar e manter atualizado seu perfil de voluntariado aqui:

http://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario

 

 PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS - PNCV

- PROGRAMA DE VOLUNTARIADO NO PNCV

O programa de voluntariado do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - PNCV funciona ao longo do ano, mas sempre de acordo com a capacidade de acolhimento e acompanhamento que a UC dispor em cada período.

Há diferentes áreas temáticas possíveis de atuação. Aqui no PNCV é comum o voluntário ser recrutado para determinadas áreas temáticas (ex: uso público, administrativo) mas se engajar também em outras áreas (ex: pesquisa, restauração). Isso pode ocorrer se houver a disponibilidade da atividade e o interesse do voluntário durante o período de sua permanência.

Na área temática de Uso Público, que mais recebe interessados atualmente no PNCV, os voluntários têm contribuído muito, tanto para a qualidade da experiência do visitante quanto para o monitioramento dos impactos da visitação nesta UC, tendo a sua atuação reconhecida por visitantes, equipe do Parque, guias, condutores e por moradores.

Para muitos, a atuação no PNCV é a primeira ocasião em que estas pessoas se engajam em ações de voluntariado. E além de importante para o Parque e para qualidade da visitação, esta experiência também é muito rica para os próprios voluntários. Em função disso temos, neste parque nacional, uma alta taxa de retorno dos voluntários, assim como o interesse em se voluntariar pela proteção de outros patrimônios naturais em distintas partes do país.

Voluntariar em unidades de conservação é uma ótima forma de exercer a sua cidadania, contribuir para a conservação da natureza, atuar por algo que se acredita, conhecer lugares e pessoas diferentes, além de compartilhar conhecimentos e experiências.

Atuando no PNCV você tem a oportunidade de conhecer e cuidar um pouco mais desta preciosa região do Cerrado, localizada no coração do Brasil.

 

- UM POUCO DE COMO FUNCIONA O PROGRAMA NO PARQUE...

  • Para voluntários que vem de outras cidades, o Parque oferece:

- Alojamento (com cozinha básica e quartos com beliches) ou espaço para barraca;

- Uniforme (camiseta e/ou colete de voluntário) para uso exclusivamente durante os trabalhos;

- Transporte entre o alojamento e o Centro de Visitantes/escritório, ou outros trechos desde que para a finalidade do serviço;

- Certificado (mediante entrega de relatório final no último dia da permanência)

  • Destacamos que é de responsabilidade do voluntário providenciar os itens abaixo, que não estão inclusos no programa (outros itens poderão ser solicitados, a depender da atividade a ser realizada):

- Deslocamento da cidade de origem até o Parque;

- Alimentação;

- Roupas de cama e banho, travesseiro;

- Itens de higiene pessoal e vestuários (recomendados trazer muitas meias no caso de epóca de chuvas)

- Proteção solar (recomendamos preferencialmente proteção fisica, tais como camisetas de manga longa, chapéus)

- Capas de chuva, lanterna de cabeça (itens recomendáveis)

 

- COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO NO PNCV?

Existem duas formas de ingressar no programa de voluntariado do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros:

1. Através da manifestação espontânea do interesse em se voluntariar

2Por meio de chamadas específicas (forma de ingresso principal e mais frequente)

Detalhamento:

1. Através da manifestação espontânea do interesse em se voluntariar:

Manifestação de interesse por email, e caso haja disponibilidade de acolher o voluntário naquele momento os próximos passos serão combinados por este canal de comunicação.

 2. Chamadas específicas (quando houver chamada aberta será anunciado ao final desta página) 

Este tem sido o principal meio de ingresso no programa de voluntariado aqui no Parque.

O PNCV periodicamente abre chamadas pontuais para levantamento de interessados. Por exemplo, as chamadas mais frequentes são de férias escolares e feriadões, quando a demanda de trabalho aumenta significativamente. Em tais períodos formam-se equipes de voluntários para atuar junto aos gestores em atividades relativas à gestão da visitação (outras atividades e áreas temáticas são desenvolvidas conforme a disponibilidade do voluntário em permanecer por um período maior).

- DIVULGAÇÃO DE CHAMADAS:

As chamadas serão sempre divulgadas aqui, no site oficial do Parque.  

Podemos eventualmente fazer o uso de mídias sociais do próprio PNCV, como as nossas páginas de facebook e/ou no instagram do PNCV (@parnachapadadosveadeiros) ou do nosso Voluntariado (@voluntariado.pncv). Poderemos utilizar também mídias de nossos parceiros. Fique atento!

- QUAL A PERMANÊNCIA MÍNIMA?

Os períodos mínimos de permanência normalmente estarão expressos no próprio formulário da chamada, quando aberta.

A permanência mínima poderá variar e ser diferente para o caso de ser voluntário local ou de ser voluntário de outras cidades que fique alojado nas estruturas do Parque. .

ATENÇÃO!! Para voluntário que vem pela primeira vez ao PNCV, em feriados, é indispensável que o interessado tenha disponibilidade de chegar com antecedência mínima de 4 dias antes do início do feriadão.

...

Outras dúvidas? Seja objetivo nas suas perguntas e encaminhe um e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

...

CHAMADAS ESPECÍFICAS:   

(NOVA CHAMADA PARA PERÍODOS ABRANGENDO OS FERIADÕES DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020) 

       > USO PÚBLICO, ADMINISTRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL:

A atuação será principalmente em atividades relativas às áreas temáticas Uso Público, Administração e Comunicação, e Gestão Socioambiental (apoio na gestão do programa de voluntariado do PNCV). Mas sempre que possível os voluntários serão convidados a se engajar também em atividades referentes a outras áreas temáticas da gestão do Parque.

Em muitos Parques Nacionais, incluindo o PNCV, feriados e férias escolares representam um aumento expressivo de visitantes e consequentemente aumentam as oportunidades de se voluntariar .

 Nestas áreas temáticas, as atividades mais frequentes são:

- Orientações aos visitantes nas trilhas e nos atrativos do Parque;

- Monitoramento dos impactos da visitação em trilhas e atrativos (trilhas Saltos/Carrossel/Corredeiras, Cânion II/Cariocas, Seriema e Travessia das Sete Quedas (quando aberta à visitação));

- Aplicação de questionários sobre a experiência do visitante no Parque e tabulação dos resultados;

- Organização, tabulação e análise de outros dados relativos ao uso público;

- Elaboração de material de divulgação sobre o Parque e comunicação institucional (possibilidade de uso de mídias sociais);

- Apoio nas ações de gestão do Programa de Voluntariado do Parque (organização de dados, emissão de certificados...)

- Percorrer periodicamente (possivelmente com frequência diária) ao menos uma das principais trilhas do PNCV para: realizar o monitoramento dos impactos da visitação em trilhas e atrativos, e prestar orientações aos visitantes. (Necessário condicionamento físico);

- Monitoramento da área de acampamento da Travessia das Sete Quedas, incluindo pernoite em barraca (na temporada seca, entre junho e novembro);

- Outras atividades administrativas ou de campo que forem necessárias.

Destacamos que, desde 2019, a concessionária Sociparques presta alguns serviços de apoio à visitação no PNCV, como: operação da bilheteria e cobrança de ingressos, recepção no Centro de Visitantes (CV), operação de lanchonete e loja no CV, cobrança do pernoite e manutenção da área de acampamento da Travessia das Sete Quedas e, em breve, operação de transporte interno no roteiro Saltos/Carrossel/Corredeiras.
Assim, algumas atividades da temática Uso Público no PNCV são realizadas em conjunto entre o ICMBio e a concessionária.
Destacamos ainda que os voluntários/as do PNCV participarão sempre das atividades que fazem parte da missão institucional do ICMBio e desta área protegida, contribuindo de forma significativa para a gestão pública do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

 

SE INTERESSOU?

Estamos com chamada aberta!!

Veja o formulário de levantamento de interessados aqui:

NOVA CHAMADA PARA PERÍODOS ABRANGENDO OS FERIADÕES DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020

 

Quer saber mais sobre o Programa de Voluntariado no ICMBio?      

Quer conhecer as outras Unidades de Conservação que recebem voluntários*?  Confira aqui!

*Valorizamos experiências anteriores de voluntariado em outras UCs :)

- Orientações aos visitantes nas Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-language:EN-US;}