destaque parnaguimaraes2

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 12 de abril de 1989 pelo Decreto Lei 97.656. Com 32.630 ha, protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa. O Parque Nacional está localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso. É uma área natural do Cerrado brasileiro, segundo maior bioma do país e que abriga grande parte das nascentes dos grandes rios brasileiros (Paraguai, Araguaia, Tocantins, Juruena-Tapajós e São Francisco).

No interior do parque nacional estão localizadas algumas nascentes de rios formadores do Pantanal, em especial os córregos e rios da bacia do rio Coxipó, que contribui para grande parte do abastecimento humano de água para a população de Cuiabá.

O parque nacional abriga 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos. Além desta diversidade de espécies, o parque protege 10 tipos diferentes de vegetação do Cerrado e é um local onde há diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem desértica e marinhas. Por este motivo se diz que Chapada dos Guimarães já foi mar e deserto ao longo de milhões de anos.

A paisagem mais conhecida do parque nacional é a Cachoeira do Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó (neste local chamado de Coxipozinho ou Coxipó-Mirim). O Morro de São Jerônimo, as veredas do Rio Claro, a Cidade de Pedra e o Circuito das Cachoeiras são outros locais conhecidos.

Consulte maiores informações sobre regras de visitação nestes locais nas páginas oficiais do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

O Parque está aberto à visitação TODOS OS DIAS (inclusive finais de semana e feriados). Veja abaixo os procedimentos e horários de entrada em cada atrativo.

Bom passeio.

 


*** IMPORTANTE ***

Ao programar sua viagem, verifique se há campanhas de vacinação em sua origem e seu destino de viagem e esteja em dia com as vacinas indicadas pelas autoridades de saúde pública. LEMBRE-SE QUE O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES ESTÁ LOCALIZADO NUMA REGIÃO ONDE A VACINAÇÃO PARA A FEBRE AMARELA É RECOMENDADA. Para saber mais sobre esta e outras vacinas, acesse a página oficial do Ministério da Saúde (https://www.gov.br/saude/pt-br).

 


 

 btn institucional